Doutor Jairo
Leia » Perfil

Por que militar pelo SUS? Conheça a história de Victor Rodrigues

Victor Rodrigues foi voluntário no Hospital de Campanha no ABC Paulista - Arquivo Pessoal
Victor Rodrigues foi voluntário no Hospital de Campanha no ABC Paulista - Arquivo Pessoal

Victor Rodrigues Publicado em 22/01/2021, às 15h58

Segundo pesquisa divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no ano passado, cerca de 72% dos brasileiros dependem do SUS (Sistema Único de Saúde), ou seja, não contam com plano privado de saúde. Com a crise econômica que afeta o país em razão da pandemia de Covid-19, é possível que essa proporção aumente ainda mais nos próximos anos.

Apesar do cenário, é difícil ter uma noção clara da complexidade e importância do SUS. Menos ainda, do trabalho duro de quem dedica a vida à saúde pública. Victor Rodrigues é parte desse exército: formado em Comunicação Social, trabalha na divulgação de ações das secretarias municipais de saúde do ABC Paulista.

Em paralelo, Victor decidiu estudar enfermagem – ele é aluno da Universidade Cidade de São Paulo. A inspiração para mergulhar de vez na área da saúde veio da família: “Minha avó materna exerceu a função de auxiliar de enfermagem durante 30 anos, sempre no setor público, e essa proximidade que tive na infância fez eu amar essa área”, conta.

Nas horas vagas, Victor ainda trabalha pela saúde pública, mas de forma voluntária. Publica fotos e informações no Facebook  e no Instagram (@victorrodrigues.enf) para tentar aproximar o SUS das pessoas, missão que ele pretende reforçar com sua coluna no site Doutor Jairo.

Além disso, ele faz palestras em escolas do ensino fundamental, quase sempre com profissionais convidados, para ensinar a crianças e adolescentes o que é o SUS, como proceder em casos de emergência, e por que passar trote no Samu pode afetar a vida de alguém. Saiba mais sobre o nosso colunista:

Por que enfermagem depois de comunicação social?

A Enfermagem sempre esteve presente em minha vida, minha avó materna exerceu a função de auxiliar de enfermagem durante 30 anos, sempre no setor público, e essa proximidade que tive na infância me fez amar essa área. Além disso, sinto falta de enfermeiros na área de comunicação, informando a população sobre assuntos que podem contribuir para uma sociedade mais instruída.

De onde veio esse interesse por saúde pública?  

Bem, sempre utilizei o SUS, do meu nascimento até o presente momento, mesmo possuindo convênio médico devido à atividade exercida. Tenho um pensamento antimercantilismo na saúde, por conta disso, levanto essa bandeira.

SUS é...

A importância do Sistema Único de Saúde para a população ficou clara nessa pandemia. Em um país com tal desigualdade social como o Brasil, só a um plano universal e gratuito para dar conta.

Como a pandemia mexeu com a sua vida?

No início do isolamento social cheguei a ter crises de ansiedade, porém, fui voluntário no Hospital de Campanha da minha cidade. Mesmo estando na linha de frente, consegui manter minha saúde mental equilibrada, claro que com todo o cuidado com as pessoas ao meu redor.

Qual seu sonho para 2021?

Espero finalizar minha graduação de Enfermagem e ingressar na pós em Saúde Pública, além de projetos paralelos.

Leia aqui a primeira coluna do Victor, sobre a importância do SUS para a vacinação