Doutor Jairo
Ouça » Dúvida

Minha mãe foi diagnosticada com afasia; o que é isso?

O ator Bruce Willis anunciou a aposentadoria em 2022 por causa da afasia - iStock
O ator Bruce Willis anunciou a aposentadoria em 2022 por causa da afasia - iStock

Redação Publicado em 14/06/2022, às 09h00

“Doutor, o médico disse que minha mãe pode ter afasia. O que é isso exatamente?”

A afasia é uma condição que tem chamado muito a atenção nos últimos meses, principalmente depois que o ator estadunidense Bruce Willis e o quadrinista Angeli revelaram que têm a condição.

Somente no Canadá e nos Estados Unidos mais de dois milhões de pessoas têm as suas habilidades de linguagem e de comunicação afetadas pela afasia. 

Confira:

O que é afasia?

A afasia não é uma doença, mas uma condição causada por danos nas regiões do cérebro envolvidas na linguagem que pode ser consequência de doenças, lesões ou eventos cardiovasculares. Conheça, a seguir, as principais características da condição:

  • Dificuldade para encontrar a palavra certa ao se comunicar. A pessoa pode acabar utilizando uma palavra relacionada ou até inventada;
  • Cometer erros de gramática ou de sintaxe, como omitir a terminação de certas palavras (por exemplo, deixar de fora o “s” relativo ao plural ou errar a conjugação verbal);
  • Colocar as palavras na ordem errada ao construir frases também é comum para quem sofre de afasia;
  • Levar mais tempo do que o normal para processar o que é dito, o que resulta em demora para formular respostas;
  • Dificuldade para compreender algumas letras, sons de falas ou palavras específicas, de ouvir ou de ler;
  • Para quem usa linguagem de sinais, a capacidade de se expressar e entender também pode ser afetada negativamente;
  • Algumas pessoas com afasia também podem ter problemas para entender formas de comunicação não verbais, como gestos e expressões faciais.

Vale lembrar ainda que alguns desses sintomas citados podem acontecer com todo mundo, isso não significa necessariamente que a pessoa desenvolveu a afasia. Muitas vezes, são sinais de estresse, de sobrecarga, de cansaço, entre outros fatores.

Assim, é fundamental ter cuidado com o diagnóstico precipitado e contar sempre com a opinião médica antes de tomar qualquer providência.