Doutor Jairo
Ouça » IST

Minha esposa teve HPV e tratou; ainda há risco de transmissão?

A maior parte das pessoas já teve contato com vírus HPV em algum momento da sua vida - iStock
A maior parte das pessoas já teve contato com vírus HPV em algum momento da sua vida - iStock

Doutor, minha esposa teve há mais de 20 anos um resultado positivo pro HPV (papiloma vírus humano) e uma avaliação com ginecologista tratou e nunca mais teve nada. Mas ela tem receio de me passar esse vírus, tem esse risco?

A maior parte das pessoas já teve contato com vírus HPV em algum momento da sua vida. Esse vírus é extremamente comum em nosso meio, mas o que acontece é que a esmagadora maioria dessas pessoas não tem nenhum tipo de consequência por conta desse contato.

A sua esposa deve ter tido um contato com HPV, o médico dela detectou essa alteração, fez o tratamento, ela tem feito acompanhamentos ao longo de todos esses anos e nunca teve mais nada. Ou seja, não tem risco de ela transmitir esse vírus para você.

Agora, para as gerações mais novas, o que a gente tem recomendado é a vacinação contra o HPV, de preferência antes do início da vida sexual. Isso previne e protege contra a maioria das infecções pelo HPV.

Dr. Jairo Bouer

Dr. Jairo Bouer

Médico psiquiatra com formação na Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), biólogo pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e mestre em evolução humana e comportamento pela University College London, além de palestrante e escritor. Twitter: @JairoBouerDr