Doutor Jairo
Ouça » Dúvida

Meu irmão tem 45 anos e está com sintomas de Parkinson; o que fazer?

Apesar de ser mais comum a partir dos 60 anos, o Parkinson pode aparecer antes dos 40 - iStock
Apesar de ser mais comum a partir dos 60 anos, o Parkinson pode aparecer antes dos 40 - iStock

Redação Publicado em 30/06/2021, às 09h00

Doutor, meu irmão de 45 anos e está apresentando alguns sintomas de Parkinson. Será que já pode ser mesmo a doença? 

O Parkinson é uma doença neurodegenerativa caracterizada pela degeneração de algumas áreas do cérebro humano, principalmente a que está diretamente relacionada com o controle de movimentos. 

Com isso, a pessoa portadora da condição pode começar a ter quedas frequentes, apresentar tremores nas mãos, braços, pernas, mandíbula e cabeça, lentidão dos movimentos e, além disso, perda da expressão facial e uma rigidez muscular. Todos esses são possíveis sintomas da doença. 

Confira:

Parkinson precoce

Normalmente, o Parkinson se manifesta a partir dos 60 a 65 anos de idade, mas de 15% a 20%  dos portadores começam a apresentar os sintomas ainda antes dos 40 anos. Nesses casos, a doença é classificada como Parkinson precoce.

[Colocar ALT]
Confira, aqui, o que é a doença de Parkinson e seus principais sintomas

Em situações como essa, é importante procurar neurologistas para fazer uma avaliação e saber se o que a pessoa está sentindo e/ou sinalizando é mesmo a doença ou apenas resultado de algum outro processo neurológico.

Vale lembrar também que quanto antes a pessoa começa a tratar o Parkinson, melhor. O tratamento – que é multidisciplinar e composto por médicos, nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos – é um processo de busca pela reabilitação e, quando feito adequadamente, pode fazer com que a progressão da doença seja bem mais controlada.