Doutor Jairo
Ouça » Dúvida

Fiz cirurgia no testículo, será que posso ter filhos?

A cirurgia é indicada para evitar que o testículo se mova para dentro ou para alguma área perto do abdômen - iStock
A cirurgia é indicada para evitar que o testículo se mova para dentro ou para alguma área perto do abdômen - iStock

Redação Publicado em 28/06/2021, às 09h00

Doutor, meu testículo subiu quando eu era criança e tive que fazer uma cirurgia. Será que eu vou poder ter filhos?

Provavelmente sim. O fato de o testículo subir e, muitas vezes, ser necessário realizar uma  pequena intervenção cirúrgica, é uma questão que pode acontecer com muitos meninos e faz parte do processo de desenvolvimento de algumas crianças. 

A cirurgia, nesses casos, é feita para que o médico reforce algumas estruturas capazes de impedir que o testículo se desloque do saco escrotal para dentro ou alguma área mais próxima do abdômen. 

Na dúvida, busque ajuda

Normalmente, isso não interfere na estrutura do testículo. E, mesmo que acontecesse algum problema com um deles, ainda existe o outro. Se um dos testículos funcionar bem, ele é mais do que o suficiente para o homem gerar os espermatozóides e poder ter filhos.

Na dúvida, procure um urologista. Ele poderá pedir alguns exames, como um espermograma, para checar a quantidade e a qualidade de espermatozóides.   

Confira: 

Um testículo pode ser mais baixo do que o outro? 

Sim! Muitos garotos se assustam ao notar um testículo mais baixo do que o outro. No entanto, isso é normal. Geralmente, o esquerdo fica mais baixo do que o direito.

Para entender melhor, basta olhar para a anatomia masculina: os dois são sustentados por cordões formados por vasos sanguíneos, nervos e músculos. O que acontece é que o cordão do lado esquerdo é mais baixo do que o direito pela forma com que os vasos sanguíneos dessa região se ligam aos vasos maiores do corpo.

Vale ressaltar que o saco escrotal, onde ficam localizados os testículos, tem uma série de músculos que podem aproximar ou afastá-los do corpo para fazer um controle de temperatura. Apenas é possível perceber uma leve diferença de altura quando os músculos estão relaxados.

Os meninos só devem ficar preocupados caso os testículos comecem a crescer de uma hora para outra ou se houver dor e desconforto. Isso pode indicar uma torção testicular, infecção ou até tumor. Nesses casos, o mais indicado é procurar um médico, de preferência um urologista, para avaliação.