Doutor Jairo
Ouça » Dúvida

Dormir de bruços pode aumentar as chances de ter disfunção sexual?

A principal causa para a ejaculação precoce é a ansiedade de performance - iStock
A principal causa para a ejaculação precoce é a ansiedade de performance - iStock

Redação Publicado em 03/11/2022, às 09h00

“Doutor, dormir de bruço pode ter alguma relação com ejaculação precoce ou disfunção erétil pela maior pressão do corpo sobre o pênis à noite?”

Não, uma coisa não tem nada a ver com a outra. Um homem pode dormir com a barriga para cima, para baixo ou de lado, isso não vai interferir no aparecimento da ejaculação precoce ou da disfunção erétil. Essa “pressão” não existe e não é suficiente para causar qualquer tipo de disfunção sexual masculina.

Vale lembrar que a causa número um de problemas como a disfunção erétil e a ejaculação precoce em homens jovens é a ansiedade, a preocupação exagerada, o medo de falhar, a imaturidade e a falta de experiência e de intimidade. 

Dá para controlar?

A causa número um de ejaculação precoce está relacionada à chamada ansiedade de performance: o homem inexperiente e ansioso acaba ficando mais inseguro e cria uma expectativa em relação ao seu desempenho sexual. Essa tensão emocional faz com que ele não consiga lidar com o seu desejo, ejaculando muito rápido e antes do momento em que gostaria. 

Já que a ansiedade é a principal razão para o problema, o primeiro passo é tentar controlá-la e identificar suas motivações com o objetivo de retardar a ejaculação. Caso a dificuldade seja muito grande e o indivíduo muito ansioso, o ideal é buscar ajuda.

Alguns medicamentos que podem ser utilizados para controlar a ejaculação precoce, como é o caso de antidepressivos, têm como efeito colateral o retardo da ejaculação.

Porém, se a causa da ejaculação precoce for a ansiedade, o que realmente pode fazer diferença é entender o que tem impulsionado toda essa insegurança e procurar ajuda de um profissional de saúde mental. Isso está diretamente relacionado à intimidade, assim como à confiança em si para ficar mais tranquilo e menos encanado com o tempo da ejaculação.

Confira:

Existem ainda algumas técnicas que podem ajudar. Uma das estratégias é, no meio da relação, dar uma parada e/ou tirar o pênis de dentro da vagina. Ou, se for sexo oral, interromper por algum tempo. Outra ideia é mudar de posição.

Além disso, alguns homens fazem uso de géis retardantes e de camisinhas com efeito anestésico para diminuir a sensibilidade da glande (cabeça do pênis). Em teoria, isso poderia prolongar o tempo da ejaculação. Porém, na prática, o efeito é muito modesto, já que a grande responsável pela ejaculação precoce continua sendo a ansiedade.