Pular para o conteúdo

Como saber se minha filha está com anorexia?

Jairo Bouer

9 de setembro


Dúvida da Liz: Jairo, como saber se minha filha tem anorexia nervosa? Ela encana demais com o peso, não quer comer de jeito nenhum, mas a sua aparência é absolutamente normal.

Dr. Jairo Bouer: Liz, a gente sabe que algumas profissões, como modelo, atriz ou bailarina, em algumas dessas profissões há uma pressão maior sobre as meninas ou sobre os meninos, e muitas vezes eles acabam tendo transtornos alimentares por conta dessas pressões.

Mas isso não quer dizer, Liz, que uma menina, uma garota que não tem nenhuma dessas profissões não possa vir a ter um quadro de anorexia nervosa.

Aliás, um estudo recente mostrou que a anorexia nervosa pode acontecer nos dois sexos, pode acontecer em qualquer profissão, em qualquer idade.

Então, se você está desconfiada, acho que a primeira iniciativa é bater um papo com ela e entender essas motivações. Se você não ficar convencida, eu acho que é procurar uma conversa dela com um médico, com um psiquiatra, para que ele possa avaliar, entender exatamente o que isso está impactando a vida dela e, eventualmente, prescrever algum tratamento, se ele for necessário.

Agora só para deixar bem claro: ter anorexia não significa que a menina, ou o menino, tem que estar extremamente magro, ou não comer absolutamente nada. Nas fases iniciais isso pode ser bem difícil de a gente perceber, e a gente perde o momento importante de se interferir.

 

 

Saiba mais:

Como sei se tenho anorexia e bulimia?

Quem tem transtorno alimentar demora pra buscar ajuda; veja alguns motivos

FIQUE POR DENTRO DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS