Pular para o conteúdo

Atrofia vaginal pode atrapalhar o sexo na maturidade?

Jairo Bouer

31/10/2020 11:00




Dúvida da Silvana: Jairo, tenho 72 anos, não pude fazer reposição hormonal por critério médico e minha vagina atrofiou. Meu marido diz que está muito esquisito. Será que sexo acabou para mim?

Dr. Jairo Bouer: Olha só Silvana, em primeiro lugar fiquei muito feliz de receber sua dúvida, que mostra para a gente uma coisa que a gente sempre diz aqui: a sexualidade, a vida sexual, o desejo da gente pode continuar e permanecer pela nossa vida toda. Então é muito legal, aos 72 anos, você estar preocupada com seu desejo, com sua vida sexual.

Hoje, se você procurar um ginecologista, você vai ver que ele vai discutir com você a possibilidade de uso de uma substância hormonal não absorvível que é colocada no canal vaginal. Junto com isso, existe a possibilidade de usar, em associação, hidratantes vaginais que têm ácido hialurônico, e eles melhoram também o aspecto geral e a saúde da mucosa vaginal, então isso é importante, e existe ainda a possibilidade do uso de laser para diminuir os impactos da atrofia vaginal.

Por isso é muito legal que você busque ajuda de um ginecologista e discuta com ele o quanto essa limitação está atrapalhando a sua vida sexual, e, juntos, vocês pensem em um melhor método, na melhor associação de possibilidades para você.

 

Veja também:

 

Saiba mais:

Novo amor após a menopausa? Veja que cuidados tomar

Como lidar com os sintomas da menopausa?

FIQUE POR DENTRO DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS