Doutor Jairo
Ouça

Após a menopausa, sinto muita dor durante a penetração. O que fazer?

None

Jairo Bouer Publicado em 30/11/2020, às 10h50

Jairo, após a menopausa, eu sinto muita dor durante a penetração, quase como se eu fosse virgem de novo. Não posso tomar hormônio. O que fazer?

Após a menopausa, ou até mesmo durante o processo do climatério, muitas mulheres começam a sentir dificuldades na vida sexual. A penetração fica mais complicada, é possível sentir dores durante o sexo e acontecem também alterações fisiológicas, como a atrofia da mucosa (o revestimento interno da vagina) e uma piora da lubrificação.

Felizmente, existem algumas alternativas que podem minimizar ou até mesmo reverter esses incômodos. O primeiro passo é adotar um estilo de vida mais saudável, com a prática regular de atividade física e uma alimentação mais balanceada. Além disso, existem hidratantes vaginais, que são substâncias que a mulher introduz na vagina e melhoram a umidade.

Já no momento da penetração, é possível o uso dos lubrificantes, que são facilitadores do processo. Por fim, existem algumas formulações de hormônios não-absorvíveis, que podem ser introduzidos na vagina durante algumas semanas e ajudam a melhorar a qualidade da mucosa.

A recomendação é conversar com seu ginecologista, para que ele possa te explicar todas essas possibilidades de tratamento e você volte a ter uma vida sexual mais prazerosa.

Veja também:

Assista, também, a outros vídeos no meu canal no YouTube

Saiba mais:

Menopausa: o que me incomoda é a secura vaginal. Como resolver?

Atrofia vaginal pode atrapalhar o sexo na maturidade?