visão embaçada: causas e tratamentos

Enxerga mal o que está longe (miopia), o que está perto (hipermetropia) ou embaralhado (astigmatismo)? Basta consultar o oftalmologista e usar óculos ou lentes para resolver.

Óculos

Se precisa segurar o que vai ler longe do rosto, pode ser presbiopia, comum em quem tem mais de 40 anos. A solução é a mesma: consulta e óculos. Se já usava, pode optar por lentes multifocais.

Essas letrinhas...

Causada por alguns tipos de vírus, a conjuntivite viral geralmente não é grave. Contagiosa, se alastra em locais lotados. Pode desaparecer sozinha, mas, se os sintomas forem preocupantes, é preciso consultar um médico.

Conjuntivites virais

Essas lentes podem provocar diminutos arranhões na superfície do olho, facilitando a entrada de microrganismos e infecções na córnea.

Dormir com elas aumenta o risco!

Dormir com lentes de contato

Vírus (herpes), bactérias e fungos não precisam que você use lentes para causar uma infecção.
Colírios e medicamentos ajudam, mas o melhor é a prevenção. Nada de expor os olhos ou tocar neles. 

Infecção no olho

A condição surge com o envelhecimento. O cristalino, a lente do olho, fica embaçada e bloqueia a luz. 51% dos casos mundiais de cegueira se devem à catarata. É tratada através de cirurgia.

Catarata

A condição é provocada por pressão aumentada nos olhos, que danifica o nervo óptico. De evolução lenta e de início imperceptível, requer monitoramento constante do oftalmologista, pois compromete a visão.

Glaucoma

Diabetes tipo 1 ou 2 podem causar retinopatia diabética e perda de visão. Muitos a perdem sem saber que são diabéticos. Por isso, diagnóstico e acompanhamento médico são fundamentais. 

Diabetes

A condição pode causar pequenos derrames no olho. Não há dor, mas a pessoa acorda com a visão embaçada. Pessoas 50+ hipertensas precisam se examinar regularmente.

Hipertensão

Níveis contínuos de estresse elevado podem afetar a visão. Adotar um estilo de vida saudável, não abusar das telas, praticar meditação e exercícios é fundamental. 

Estresse

Veja outros stories:

Visite o site:

Textos: Dr. Jairo Bouer e José Roberto Miney

Edição e montagem: Jéssica Tangerino, Alexandre Cardoso, Priscila Ferraz 

Fonte: Health.com