vigorexia: quais os riscos à saúde

A vigorexia é um transtorno psicológico, classificado no espectro do transtorno obsessivo-compulsivo, em que a pessoa tem uma visão distorcida da própria imagem. 

Também chamada de transtorno dismórfico muscular, a vigorexia é similar à anorexia, já que ambos fazem com que a pessoa não veja seu corpo como ele realmente é. 

A pessoa que sofre com vigorexia nunca acha que está forte, magra e definida o suficiente, buscando maneiras exageradas de mudar o corpo.

Os exageros na dieta e no treino ainda podem levar a lesão por overtraining (excesso de treino), afastamento social, insônia, depressão e ansiedade. 

Assim como pessoas com anorexia podem ficar muito magras e ainda se verem acima do peso, pessoas com vigorexia podem desenvolver muitos músculos e ainda se  verem fracas e pequenas. 

As principais causas de vigorexia passam pelos rígidos valores estéticos da sociedade, fazendo com que pessoas fora desse padrão sofram com bullying e discriminação.

Essa pressão pode acabar gerando uma visão distorcida de si, levando aos exageros para mudar o corpo e receber mais aceitação social.

O tratamento da vigorexia envolve diversos profissionais de áreas como psicologia, nutrição, medicina e educação física.

Durante o tratamento não é necessário parar a prática de atividade física, mas sim ajustá-la para que seu foco seja na saúde e no bem-estar - e não na mudança radical do corpo.

Veja outros stories:

Visite o site:

Textos: Dr. Jairo Bouer e Fausto Fonseca

Edição e montagem: Jéssica Tangerino, Alexandre Cardoso, Priscila Ferraz 


Créditos: iStock e Tenor