vegetais poderosos para incluir na dieta

Certos vegetais são tão ricos em vitaminas e antioxidantes que você deveria consumi-los com frequência. Confira algumas ideias práticas e saborosas de preparo.

Beterraba

Fonte de nitratos, é ótima para a pressão arterial, além de ser rica em fibras. Assada ela fica ainda mais doce. Outra opção é adicioná-las raladas em sanduíches.

Folhas verde-escuras

Agrião, couve e espinafre são ricos em vitaminas A, C e K, e ajudam a reduzir o risco de diabetes tipo 2. Pique e use em saladas, sopas, smoothies ou em ovos mexidos.

Ervilhas

Tenha sempre esses grãos congelados no freezer e utilize-os ao preparar sopas, molhos, salada de batata ou massas. Uma xícara fornece 7,2 g de fibra, o que ajuda a driblar a fome.

Pimentão vermelho

Contém vitaminas do complexo B e mais que o dobro da sua necessidade diária de vitamina C. Ponha para assar (sem sementes e membranas internas) e recheie com seus grãos preferidos.

Brócolis

Possui substâncias que, segundo estudos, ajudam a reduzir o risco de certos tipos de câncer, além de vitamina C e K. Cozinhe no vapor ou adicione a refogados e fritadas.

Acelga

Excelente fonte de luteína e zeaxantina, antioxidantes importantes para os olhos. Prepare no vapor e utilize no vinagrete, ou use as folhas para fazer wraps ou tacos. 

Aspargo

Rico em vitamina B9 (folato), que é importante para o sistema cardiovascular e para as gestantes. Com um descascador, dá para cortar tiras para usar em saladas. 

Veja outros stories:

Visite o site:

Textos: Dr. Jairo Bouer, Cármen Guaresemin e Tatiana Pronin

Edição e montagem: Jéssica Tangerino, Alexandre Cardoso, Priscila Ferraz