tontura ao ficar de pé: o que pode ser?

Você costuma ter muita tontura, vê luzinhas ou enxerga tudo preto toda vez que levanta de repente? E ainda sente o coração disparar nessa situação?

Esses são sintomas comuns da chamada síndrome da taquicardia ortostática postural (Stop). Prevalente em mulheres jovens e pessoas de meia-idade, a condição atrapalha bastante a qualidade de vida. 

A síndrome é consequência de uma disfunção do sistema nervoso autônomo, que controla funções como pressão, respiração e batimentos cardíacos sem que a gente se dê conta.

Toda vez que a gente se levanta, o sistema nervoso autônomo faz os vasos dos membros inferiores se contraírem para evitar o represamento do sangue.   

Além da taquicardia (coração acelerado), há tontura, visão turva, náusea e até desmaio - um mecanismo que "obriga" a pessoa a se deitar de novo (para normalizar o fluxo sanguíneo).

Não é incomum que a síndrome seja precipitada por estressores, como infecções virais, traumas ou cirurgias, entre outros. 

O tratamento envolve medidas como tomar mais água, levantar-se devagar e não ficar muito tempo de pé, entre outras. Certos medicamentos também podem ajudar. 

Veja outros stories:

Visite o site:

Textos: Dr. Jairo Bouer e Tatiana Pronin

Edição e montagem: Jéssica Tangerino, Alexandre Cardoso, Priscila Ferraz 

Fonte: Fátima Cintra (cardiologista/Sobrac) e Medscape

Créditos: iStock e Tenor