MORTE SÚBITA E ARRITMIA CARDÍACA 

Arritmia cardíaca é um distúrbio caracterizado por alterações no ritmo do coração (que pode bater mais rápido ou mais devagar), devido a alguma alteração congênita ou adquirida.

Uma arritmia grave pode comprometer a função do coração de bombear o sangue rico em oxigênio para o cérebro, e por isso essa é uma das principais causas de morte súbita. 

Esportes de alto rendimento podem ser um gatilho para a morte súbita em atletas que desconhecem ter uma doença no coração. Em certos casos, essas alterações são decorrência do treinamento intensivo. 

Existem vários medicamentos capazes de reduzir o risco de morte súbita. O implante de um tipo de marca-passo é indicado quando a causa da arritmia é irreversível.

Outro aliado importante para evitar a morte súbita é disponibilizar desfibriladores externos automáticos em locais onde há muita gente.

Diante de alguém com suspeita de parada cardíaca, acione imediatamente o Samu (192) ou os Bombeiros (193). O uso do desfibrilador e a massagem cardíaca podem salvar a vida até a chegada do socorro.

Veja outros stories:

Visite o site:

Textos: Dr. Jairo Bouer e Tatiana Pronin

Edição e montagem: Jéssica Tangerino, Alexandre Cardoso, Priscila Ferraz 

Fonte: Ricardo Teixeira (cardiologista/Sobrac)

Créditos: iStock e Tenor