tempo de tela: como negociar com o jovem

Uma das preocupações mais comuns para os pais que têm crianças e adolescentes em casa é como lidar com o tempo cada vez maior que eles passam na frente das telas.

Como ajudar os mais jovens a achar um ponto de equilíbrio? O educador norte-americano Richard Culatta acredita que a forma de falar com os filhos sobre o tema pode ajudar.

Para evitar impactos negativos, Culatta sugere frases que deveriam ser banidas e propõe alternativas que poderiam ser empregadas. Veja a seguir. 

1

- Você está viciado no celular!

Prefira focar nos temas que são a fonte real de preocupação, como por exemplo: "você não fez nenhuma atividade física hoje", ou "você anda muito distante da sua família".

2

- Você está jogando há muito tempo!

O ideal seria mostrar para a criança outras atividades em que ela poderia investir seu tempo na frente de uma tela, como um filme ou um videoclipe. 

3

- Você fica na frente do computador o dia todo!

O ideal seria explicitar o que está faltando (por exemplo: uma leitura, uma atividade física, uma refeição com os pais etc.)

4

- Você precisa interagir com pessoas reais!

Melhor seria comentar que a família está sentindo falta de tempo juntos, ou que encontrar amigos também pode ser uma experiência proveitosa. 

Em resumo: Em vez de focar em aspectos negativos, como vício em telas, dependência de jogos ou excesso de uso de redes sociais, ofereça outros cenários e possibilidades. 

Veja outros stories:

Visite o site:

Textos: Dr. Jairo Bouer 

Edição e montagem: Jéssica Tangerino, Alexandre Cardoso, Priscila Ferraz 


Fonte: www.cnbc.com