SEGURANÇA DIGITAL PARA PAIS E FILHOS

Veja alguns alertas que precisam ser transmitidos aos jovens, e lembrados pelos próprios pais:

1

Não dá para acreditar em tudo o que está na internet. Muita gente usa esse espaço para espalhar falsidades e até cometer crimes.

 Aprenda a desconfiar 

2

Se o jovem já tem idade para acessar redes sociais, é importante ajustar as configurações de privacidade para restringir o acesso a fotos de perfil e postagens.

 Antes de começar

3

Nunca aceite convite de estranhos, e lembre-se que até "amigos de amigos" podem não ser confiáveis.

Cuidado com desconhecidos 

4

Fotos e vídeos compartilhados podem fugir do nosso controle. Por isso, evite postar qualquer imagem que possa gerar constrangimento para você ou outras pessoas. 

Pense três vezes

5

Informações pessoais, como endereço e rotina diária, também não devem nunca ser postadas nas redes sociais, mesmo que a publicação seja visível só para amigos.

Não conte tudo

6

Aquilo que os adultos acham fofo pode ser fonte de bullying ou até assédio para a criança ou adolescente, como fotos com pouca roupa ou apelidos íntimos. 

Aviso aos pais

7

O Controle Parental, presente em sistemas operacionais, roteadores e consoles de jogos, pode ser útil, mas não substitui o papo entre pais e filhos. 

Proteção extra 

8

Alguns sistemas permitem a localização do aparelho à distância, mas é preciso ajustar as configurações para que o recurso não habilite certos aplicativos a divulgar essa informação.

GPS de filho? 

9

Evite usar nomes, data de nascimento ou do time preferido, nem sequências de letras ou números. Evite usar a mesma senha em aplicativos diferentes.

Senha é segredo

10

Antes de sair

Veja outros stories:

Visite o site:

Textos: Dr. Jairo Bouer e Tatiana Pronin

Edição e montagem: Jéssica Tangerino, Alexandre Cardoso, Priscila Ferraz 

Fonte: internetsegura.br 

Créditos: iStock e Tenor