Roer unhas: veja 6 dicas de como parar

Roer as unhas de forma repetitiva pode fazer com que a pele ao redor fique machucada, danificando o tecido de crescimento delas. Resultado: unhas fracas e de aparência anormal.

E mais: quem tem esse hábito pode passar bactérias e vírus da boca para as unhas e vice-versa, ficando mais vulnerável a infecções. Veja seis dicas para quem quer parar de roer unhas.

Mantenha as unhas curtas

Unhas aparadas e menores têm menos área para morder e, consequentemente, acaba diminuindo a tentação.

1

Use esmaltes com gosto amargo

Existem no mercado esmaltes fabricados para quem quer parar de roer as unhas. O objetivo é, através do gosto horrível e amargo, desencorajar o hábito.

2

Unhas bonitas ou protegidas

Pintar as unhas, deixando-as mais “bonitas”, pode diminuir a propensão a mordê-las. Outra alternativa é cobrir as unhas com fitas ou usar luvas.

3

Substitua por um bom hábito

Procure outra atividade quando der vontade de roer as unhas, que ocupe as mãos. Mas nada que encuque demais, porque senão, já viu, né?

4

Identifique seus gatilhos

O ato de roer as unhas pode ter gatilhos físicos, como uma cutícula aparente, ou emocionais, como tédio, estresse ou ansiedade.  Conhecer os gatilhos pode ajudar a parar.

5

Pare aos poucos

É recomendável que parar de roer as unhas seja feito de forma gradual. Tente parar de roer a unha de um dos dedos, por exemplo. Vá aumentando a quantidade até chegar em todos os dedos.

6

Veja outros stories:

Visite o site:

Textos: Dr. Jairo Bouer, Milena Alvarez e José Roberto Miney

Edição e montagem: Jéssica Tangerino, Alexandre Cardoso, Priscila Ferraz 

Fonte: American Academy of Dermatology Association (AAD)