Morar no campo? Conheça prós e contras

Estudos apontam diversos benefícios para a saúde quando se vive no campo. Mas nem tudo são flores, embora existam muitas por lá. Também há desvantagens. Veja a seguir.

Corpo mais saudável

No campo, o ar é mais limpo, há menos tráfego de veículos, com menor poluição do ar. Em níveis mais altos, ela aumenta o risco de AVCs, câncer de pulmão e doenças cardiovasculares.

Também há menos poluição sonora. Ruídos excessivos e constantes podem provocar estresse, depressão, insônia, agressividade, perda de atenção e de memória, e dores de cabeça.

Amplos espaços abertos são um convite para sair e praticar exercícios. E o contato com a Natureza faz bem, como comprovam vários estudos.

Mais oportunidade de se exercitar

Depende...
A expectativa de vida é maior, a taxa de mortalidade infantil é menor, assim como causas comuns de morte prematura. Mas áreas urbanas mais ricas têm índices melhores.

Vida mais longa?

Para uma população mais velha em áreas rurais, a solidão e o isolamento podem pesar com o passar dos anos. O acesso a serviços de saúde geralmente depende de transporte pessoal ou público.

O fator idade

A música é antiga, mas o desejo é atual. Porém, você pode morar no campo e ficar isolado, não ganhar dinheiro, enfrentar animais venenosos. O sonho vira pesadelo.

♫Eu quero uma casa no campo♪

Veja outros stories:

Visite o site:

Textos: Dr. Jairo Bouer e José Roberto Miney

Edição e montagem: Jéssica Tangerino, Alexandre Cardoso, Priscila Ferraz 

Fonte: BBC