Probiótico não é só iogurte

Não há ingestão diária recomendada de probióticos. Assim, a orientação geral é adicionar alguns alimentos com probióticos à dieta diária.

Os dois tipos mais encontrados na maioria dos alimentos são Lactobacillus e Bifidobacterium. Nos rótulos,  são frequentemente abreviados como L. ou B.

O iogurte, por exemplo, é um alimento probiótico popular e amplamente disponível. Existem diferentes maneiras de consumi-lo, com frutas, aveia ou mesmo transformá-lo em molho.

Kefir: semelhante ao iogurte, tem sabor ácido e consistência mais fina. A bebida geralmente é feita com leite lácteo, mas há alternativas, como feitas com água ou leite de coco.

Kombucha: bebida de chá fermentado com sabor ácido e adocicado e com cafeína. Há marcas que adicionam açúcar. Confira o rótulo e evite a que tiver mais de 5 gramas de açúcar por porção.

Missô: pasta popular no Japão, feita de soja fermentada com arroz integral, tem sabor forte e salgado. Use como molho sobre torradas ou adicione-o a marinadas.

Chucrute: repolho em conserva; prefira a versão crua, pois ela contém mais probióticos do que a comercial, que perde grande parte das bactérias com a pasteurização.

Veja outros stories:

Visite o site:

Textos: Dr. Jairo Bouer e Giulia Poltronieri

Edição e montagem: Jéssica Tangerino, Alexandre Cardoso, Priscila Ferraz