oito dicas para evitar a insônia

Terapia como aliada

Deixe o quarto mais escuro o possível e com temperatura entre 18 e 23 graus. Esse é o ambiente ideal para que o corpo consiga entrar em um estado de relaxamento.

No escurinho

A cafeína demora, em média, seis horas para deixar o corpo e é melhor consumi-la até as 14 h para evitar dificuldades com o sono.

Limite o horário do café

A nicotina tem efeito estimulante e não deve ser consumida por, pelo menos, duas horas antes de dormir.

Nada de cigarro

Apesar de o álcool causar a impressão que ajuda a dormir, esse sono não é reparador. Por isso, consuma bebidas alcoólicas até três horas antes de ir para a cama. 

E a bebida alcoólica?

Os cochilos ao longo do dia podem roubar a fome de sono e causar dificuldade para dormir à noite. Portanto, não ultrapasse 30 minutos, nem deixe a soneca para depois das 15 h. 

Cuidado com o cochilo

Evite ao máximo fazer qualquer outra atividade na cama que não seja dormir. Nada de ficar acordado vendo TV, assistindo filmes, navegando pelas redes sociais ou comendo. 

Cama é lugar de dormir

Tente acordar no mesmo horário todos os dias, inclusive nos fins de semana e feriados. Isso é importante para regularizar o relógio biológico e melhorar a qualidade do sono. 

Todos os dias iguais

Tente ir para a cama somente quando estiver com sono. Deitar cedo demais pode trazer mais ansiedade e dificuldades para dormir. 

Bateu o sono?

Mude seus hábitos 

Veja outros stories:

Visite o site:

Textos: Dr. Jairo Bouer, Milena Alvarez

Edição e montagem: Jéssica Tangerino, Alexandre Cardoso, Priscila Ferraz 

Fonte: Marco Abud (psiquiatra)

Créditos: iStock, Tenor, Freepik