O que é síndrome das pernas inquietas?

A síndrome das pernas inquietas (SPI) é um distúrbio neurológico crônico, que causa alterações na sensibilidade e nas funções motoras dos membros inferiores.

Os sintomas são mais intensos e frequentes quando a pessoa está mais relaxada, ao entardecer ou à noite. Com isso, há prejuízos importantes para o sono, cansaço diurno, e risco mais alto de ansiedade e depressão.

Ainda não se sabe a causa da síndrome, mas fatores genéticos e hormonais, bem como a falta de ferro, podem contribuir para o risco. Muitas gestantes têm o problema, por sinal.

Faça de 30 a 60 minutos diários de atividade física. Procure enfatizar atividades que envolvem as pernas, incluindo exercícios aeróbicos e de resistência, mas longe da hora de dormir.

1

Aumente a carga dos exercícios gradualmente, para evitar dores musculares ou nas articulações, pois isso pode agravar os sintomas da síndrome.

2

Além da atividade física programada, evite passar muito tempo sem se movimentar durante o dia. Dê pausas no computador e use mais escadas, por exemplo.

3

Evite o consumo de substâncias, como cafeína, nicotina, álcool e açúcar refinado, principalmente à tarde ou à noite.

4

Veja outros stories:

Visite o site:

Textos: Dr. Jairo Bouer, Léo Fávaro e Tatiana Pronin

Edição e montagem: Jéssica Tangerino, Alexandre Cardoso, Priscila Ferraz 

Fonte: IRLSSG

Créditos: iStock e Tenor