contra ansiedade, faça exercício

 O Brasil é um dos países com maiores taxas de ansiedade, segundo a Organização Mundial da Saúde. E a pandemia de Covid-19 só agravou o problema.

Além de melhorar a circulação e evitar a obesidade, atividades aeróbicas, como caminhar e correr, podem melhorar sua saúde mental de diversas formas, como você vê a seguir.

1

Sair para caminhar na rua, dançar, nadar ou praticar algum esporte ajuda a distrair a mente dos problemas e pensamentos que geram ansiedade. 

2

Movimentar o corpo ajuda a aliviar a tensão muscular que surge de maneira involuntária quando estamos preocupados.

3

Atividades aeróbicas modificam a química cerebral, aumentando a disponibilidade de substâncias, como serotonina e a proteína BDNF, conhecidas por aliviar sintomas depressivos e ansiosos.

4

Estudos também indicam que os exercícios físicos ativam a região frontal do cérebro, que por sua vez ajuda a controlar a amígdala, estrutura envolvida nas reações de luta e fuga. 

Um estudo recente feito na Noruega mostrou que indivíduos fisicamente ativos apresentaram menos ansiedade e depressão durante a quarentena do inicio da pandemia. 

Outra pesquisa, que durou vários anos e contou com dados de 400 mil pessoas, na Suécia, indicou que se exercitar reduz em 60% o risco de sofrer de um transtorno de ansiedade.

A recomendação é praticar no mínimo 150 minutos de exercícios físicos moderados ou vigorosos ao longo da semana. Busque orientações de um profissional de educação física.

O segredo é escolher uma atividade que dê prazer e caiba na rotina. Mas, se tiver natureza por perto e boa companhia, os benefícios para a saúde mental serão ainda maiores. 

Veja outros stories:

Visite o site:

Textos: Dr. Jairo Bouer e Tatiana Pronin

Edição e montagem: Jéssica Tangerino, Alexandre Cardoso, Priscila Ferraz 

Fonte: Harvard Health Publishing

Créditos: iStock e Tenor