Mindful walking: como praticar a caminhada atenta?

Muita gente acha que só dá pra meditar na posição clássica de meditação, com as pernas cruzadas, silêncio (ou uma música relaxante) e sem distrações. Mas não é bem assim!

É possível praticar a meditação em movimento, como numa caminhada, método que em inglês é conhecido como Mindful Walking (ou caminhada atenta).

Uma pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia analisou dois grupos de pessoas, um que deveria andar uma vez por semana, mas sem regras, e o que foi instruído a ter atenção plena ao caminhar. 

O estudo mostrou que as pessoas que fizeram a caminhada atenta, reparando nas coisas do caminho e apreciando a vista, se mostraram mais felizes e relaxadas.   

Como prática, a meditação tem como um dos objetivos estimular a atenção plena ao momento presente, com a percepção dos pensamentos, sensações do corpo e do ambiente.

Ao iniciar a caminhada, imprima um ritmo leve e uma postura relaxada, dando atenção a cada passada e aos detalhes do caminho.

Os pensamentos na sua cabeça podem querer ir e vir para o passado ou para o futuro, mas quando perceber isso, retorne para o presente e para o foco na caminhada.

Depois da caminhada, analise o exercício e o seu foco, refletindo sobre o estado de consciência que adquiriu. Siga praticando rotineiramente até aperfeiçoar a técnica.

Veja outros stories:

Visite o site:

Textos: Dr. Jairo Bouer e Fausto Fonseca 

Edição e montagem: Jéssica Tangerino, Alexandre Cardoso, Priscila Ferraz 


Créditos: iStock