Gordura do bem: onde encontrar

Em primeiro lugar, é preciso entender como as gorduras são classificadas. Veja, a seguir, os principais tipos, onde encontrá-los e como consumi-los.

Gordura insaturada: pode ser monoinsaturada ou poli-insaturada; é encontrada em nozes, sementes, óleos vegetais e peixes gordurosos, e ajuda a controlar o colesterol ruim (LDL).

Gordura saturada: encontrada em alimentos de origem animal, como carne, manteiga, bem como óleo de coco e palma. Deve ser consumida com moderação, pois eleva ocolesterol ruim.

Gordura trans: é obtida a partir de um processo conhecido como hidrogenação, está em alimentos fritos, biscoitos e salgadinhos. Eleva o colesterol ruim e reduz o bom colesterol (HDL).

A seguir, veja alguns exemplos de alimentos que são fontes de gorduras “do bem” e devem fazer parte de uma dieta balanceada.

Azeite extravirgem

Pesquisas mostram que esse óleo ajuda a diminuir o risco de doenças cardíacas, câncer e diabetes. Você pode usá-lo para temperar ou cozinhar.

Peixes gordurosos

Os ácidos graxos do tipo ômega-3 presentes na sardinha, no salmão e na anchova, entre outros, são úteis para o funcionamento do cérebro. Tente consumir duas vezes por semana.

Abacate

Além de ser fonte de ácidos graxos que combatem a inflamação, essa fruta aumenta a sensação de saciedade. Fica ótimo em smoothies, saladas e com a torrada.

Nozes

Estudos mostram que essas oleaginosas diminuem o risco de doenças cardiovasculares. Tome cuidado com opções no mercado que vêm com açúcar ou outros ingredientes pouco saudáveis.

Sementes

De abóbora, girassol, chia e linhaça, são ricas em ácidos graxos do tipo ômega-3, além de diversos outros nutrientes e fibras. Podem ser adicionadas a iogurtes e saladas.

Veja outros stories:

Visite o site:

Textos: Dr. Jairo Bouer, Cármen Guaresemin e Tatiana Pronin

Edição e montagem: Jéssica Tangerino, Alexandre Cardoso, Priscila Ferraz 

Fonte: Medline Plus