Fibromialgia: conheça essa condição

A fibromialgia é uma condição que tem como principal característica dores crônicas em várias partes do corpo, sem que haja uma razão clara para isso, como lesões ou inflamações.

Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, a fibromialgia afeta 2,5% da população mundial, ou seja, é bastante comum. Em geral, atinge mais mulheres do que homens.

Ainda não se conhece bem o que causa a fibromialgia, mas estudos mostram que os pacientes que sofrem com essa condição têm uma percepção da dor alterada.

Em geral, a fibromialgia surge a partir de um gatilho, como algum tipo de dor que não foi tratada corretamente, traumas ou doenças.

O diagnóstico da fibromialgia é clínico, com análise da história e do exame físico. Testes laboratoriais e de imagem podem ser solicitados para descartar outras hipóteses.

A principal recomendação para os pacientes é a atividade física aeróbica, que melhora a sensibilidade à dor. A prática deve ser feita com acompanhamento, e respeitando os limites de cada um.

Técnicas de relaxamento, alongamento e terapias que ajudem a pessoa a gerenciar o estresse e conviver com a dor também podem ser muito úteis no tratamento.

Veja outros stories:

Visite o site:

Textos: Dr. Jairo Bouer e Tatiana Pronin

Edição e montagem: Jéssica Tangerino, Alexandre Cardoso, Priscila Ferraz 

Fonte: Sociedade Brasileira de Reumatologia, NHS