Exercícios e dor muscular

Os músculos responsáveis pelos nossos movimentos precisam de energia. Ela é obtida pela quebra da glicose existente em nosso organismo e isso requer oxigênio.

Há situações em que os músculos são muito solicitados e o fornecimento de oxigênio não é suficiente. Assim, eles obtêm energia sem esse gás, num processo anaeróbico.

Esse processo gera uma substância chamada lactato. É ela a responsável pelas dores musculares devido a esforços intensos e não o ácido lático, como alguns acreditam.

Nesse caso, a dor provocada pelo lactato serve como um sinal de alerta, a fim de proteger os músculos de maiores danos. Com o término do esforço, o lactato é metabolizado. 

A causa exata da DOMS ainda é desconhecida, mas diversos estudos mostram danos reais às células musculares e uma liberação elevada de várias substâncias, responsáveis pela dor. 

Cãibras são contrações involuntárias dos músculos que costumam surgir após exercício físico intenso, refeições e até mesmo durante o sono.

E as cãibras?

Elas podem resultar de fadiga muscular, mas também de um desequilíbrio de sais minerais, como o sódio e o potássio, eliminados pelo suor na atividade física.

O que causa as cãimbras?

A prática de atividades físicas é algo saudável, mas para evitar dores e riscos ao organismo é sempre recomendável a orientação de um profissional de educação física.

Veja outros stories:

Visite o site:

Textos: Dr. Jairo Bouer e José Roberto Miney

Edição e montagem: Jéssica Tangerino, Alexandre Cardoso, Priscila Ferraz 


Créditos: iStock e Tenor