Estrias: o que são e as causas

Estrias são um tipo de cicatriz que aparece quando o corpo ganha volume em pouco tempo e a pele não dá conta do crescimento.

Essa mudança repentina faz com que o colágeno e a elastina (substâncias responsáveis por sustentar a pele) se rompam e formem marcas semelhantes a linhas finas, longas e onduladas.

1

Puberdade

Nesse período, o corpo se desenvolve rápido, principalmente o das meninas, que veem os seios crescerem e o quadril ficar mais largo. 

2

Ganho de peso rápido

O aumento da gordura corporal pode fazer as estrias surgirem em locais como braços, costas, seios, nádegas, quadril e barriga. 

3

Gravidez

Além do crescimento da barriga, alterações hormonais podem enfraquecer as fibras da pele.

4

Implantes

A cirurgia para aumento das mamas pode resultar em estrias, dependendo da pessoa e do volume implantado.

5

Ganho de músculos

O ganho rápido de massa muscular, seja pelo trabalho intenso de hipertrofia, ou, principalmente, pelo uso de esteroides, pode causar as marcas.

6

Corticoides

O uso prolongado desses medicamentos, seja por via oral ou na forma de cremes,  favorece a formação de estrias, bem como certos tumores que levam ao aumento do cortisol.

7

Genética 

O risco de ter estrias também pode ser maior para quem tem pessoas na família com essa tendência.

A melhor maneira de se evitar as estrias é evitar variações bruscas de peso e manter a pele bem hidratada. Gestantes e lactantes devem consultar o médico sobre a escolha do creme.

Veja outros stories:

Visite o site:

Textos: Dr. Jairo Bouer e Tatiana Pronin e Milena Alvarez

Edição e montagem: Jéssica Tangerino, Alexandre Cardoso, Priscila Ferraz 

Fonte: Academia Americana de Dermatologia

Créditos: iStock e Tenor