dermatite atópica: 8 dicas de prevenção

Dermatite atópica é uma doença crônica de origem genética, e não contagiosa, cujos principais sintomas são pele seca e erupções que provocam muita coceira.

Cremes e pomadas, bem como medicamentos de uso oral, podem ser indicados de acordo com a gravidade da doença. Além disso, certas medidas ajudam na prevenção das crises, como você vê a seguir.

1

Hidratar a pele é fundamental para quem sofre de dermatite atópica. Procure produtos específicos para a condição, livre de fragrâncias, e utilize sempre após o banho, com pele ainda úmida. 

2

Capriche na ingestão de água e use umidificadores ou bacias de água nos dias mais secos, já que isso também evita o ressecamento da pele.

3

Use sabonetes suaves (com PH próximo ao da pele) e evite tomar banhos quentes e longos.

4

Mantenha as unhas sempre curtas e lixadas. Se preciso, use luvas para não se coçar durante o sono, já que isso pode facilitar infecções na pele.

5

Dê preferência a roupas de algodão, que deixam a pele respirar, evitando lã e tecidos sintéticos.

6

Ao lavar as roupas, dê preferência a detergentes para crianças e indivíduos com pele sensível, e dispense os amaciantes. 

7

Algumas pessoas que sofrem de dermatite atópica também são alérgicas a poeira, pólen, fungos, ácaros ou a certos alimentos. Se for o caso, evite a exposição.

8

Veja outros stories:

Visite o site:

Textos: Dr. Jairo Bouer, Giulia Poltronieri e Tatiana Pronin

Edição e montagem: Jéssica Tangerino, Alexandre Cardoso, Priscila Ferraz 

Fonte: Sociedade Brasileira de Dermatologia

Créditos: iStock e Tenor