como ensinar a criança a gostar de ler

Ter hábito de leitura abre diversas portas, seja para a imaginação, o aprendizado ou habilidades linguísticas importantes, como o desenvolvimento da fala e a construção do vocabulário.

Dedicar algum tempo à leitura também pode proporcionar momentos especiais entre pais e filhos. Bastam 10 ou 15 minutos por dia para despertar o interesse pelos livros.

1

Comece cedo

O bebê aprende a língua através da repetição das palavras, por isso não existe "cedo demais". Você pode ler até para o recém-nascido.

2

Seja um exemplo

Se os filhos veem os pais lendo com frequência, é mais provável que eles sejam incentivados a ter o mesmo hábito, ficando, inclusive, um tempo maior longe das telas no futuro. 

3

Mude de posição

Enquanto a criança estiver aprendendo a ler, você pode revezar. Comece pedindo que aponte palavras; depois, que leia uma frase, um parágrafo, uma página e assim por diante.

4

Ouça a criança

É fundamental prestar atenção nos interesses particulares da criança, como dinossauros, fadas etc. Isso reforça a ideia de que livro é para conhecer sobre o que elas gostam.

5

Não seja restritivo

Não se preocupe se o pequeno não gostar dos clássicos, ou só aceitar quadrinhos, por exemplo. O importante é que a criança leia.

6

Faça da leitura uma rotina

É importante que exista um horário reservado para a prática, seja antes de dormir ou em salas de espera.

7

Veja outros stories:

Visite o site:

Textos: Dr. Jairo Bouer e Fausto Fonseca

Edição e montagem: Jéssica Tangerino, Alexandre Cardoso, Priscila Ferraz 

Fonte: Fundo das Nações Unidas para a infância (Unicef)

Créditos: iStock e Tenor