dicas para controle da rosácea

A rosácea é uma condição crônica e comum, caracterizada por vermelhidão e sensibilidade da pele na parte central do rosto. Também pode se manifestar por vasinhos dilatados e pústulas que parecem espinhas.

A condição é mais frequente em adultos de pele clara, e costuma surgir entre os 30 e 50 anos de idade. Afeta 1,5% a 10% da população (dependendo do local estudado).

Algumas pessoas também podem ter alterações oculares, como irritação, ressecamento ou inflamações. Nesse caso, é preciso consultar também um oftalmologista.

Alguns fatores podem agravar a rosácea, como exposição solar, frio, ingestão de álcool, bebidas quentes ou comida apimentada, atividade física intensa e até estresse.

1

Lave o rosto com produtos adequados para o seu tipo de pele. Sabonetes comuns e esfoliantes podem irritá-la. E não esfregue a toalha na hora de secar. 

2

Aplique hidratante no rosto. Isso ajuda a pele a reter mais água, evitando irritações.

3

Aplique protetor solar o ano inteiro, inclusive em dias nublados, e use chapéu e guarda-sol ao ir à praia ou piscina.

4

Cuidado ao escolher maquiagens ou tratamentos. É bom evitar produtos com álcool, fragrâncias, ácidos e mentol, entre outros componentes que podem irritar a pele.

Veja outros stories:

Visite o site:

Textos: Dr. Jairo Bouer, Milena Alvarez e Tatiana Pronin

Edição e montagem: Jéssica Tangerino, Alexandre Cardoso, Priscila Ferraz 

Fonte: Academia Americana de Dermatologia e Sociedade Brasileira de Dermatologia

Créditos: iStock e Tenor