Como ter mais colágeno?

O colágeno é a proteína mais abundante do corpo humano. É um dos principais construtores de fibras de ossos, pele, músculos, tendões e ligamentos.

Mais importante do que recuperar esse colágeno é não deixar que ele seja degradado rápido demais. Veja as dicas dos especialistas para isso.

O sol é um fator que acelera a perda de colágeno. Portanto, a forma mais importante de se poupar esse componente é usar filtro solar. Esse é o seu creme antienvelhecimento mais eficaz!

Fontes alimentares de proteína de boa qualidade, como carnes, ovos, laticínios e leguminosas, fornecem os aminoácidos necessários para manter a estrutura da pele.

Os micronutrientes também são importantes: a vitamina C e o silício, por exemplo, são cofatores para produção de colágeno.

Também é preciso tomar cuidado com dietas muito restritivas. Além do déficit proteico, o déficit calórico e a baixa ingestão de água também têm impacto negativo para a pele.

Outra estratégia que pode ajudar é encher o prato de antioxidantes, como frutas, legumes e verduras, para combater os radicais livres que degradam colágeno.

Veja outros stories:

Textos: Dr. Jairo Bouer, Cármen Guaresemin e Tatiana Pronin

Edição e montagem: Jéssica Tangerino, Alexandre Cardoso, Priscila Ferraz 

Fonte: Adriana Stavro (nutricionista), Marcella Garcez (nutróloga), Daniel Cassiano, Paola Pomerantzeff e Renato Pazzini (dermatologistas)