atividade física e ciclo menstrual

O corpo feminino passa por uma montanha-russa hormonal todos os meses, o que pode afetar o humor, a disposição e até o desempenho físico.

Quem leva a atividade física a sério pode sentir diferenças na performance em certas fases do ciclo. Por outro lado, se mexer pode ser um remédio para certos incômodos. 

Veja como os hormônios se comportam ao longo do ciclo menstrual e saiba como tirar proveito de cada fase na hora de malhar.

Menstruação: durante o sangramento, estrogênio e progesterona estão mais baixos, o que pode causar indisposição. Invista em atividades mais leves, como caminhada, ioga ou alongamento. 

 Não pare!

Quando a menstruação acaba: o estrogênio e a noradrenalina aumentam, preparando o corpo para a ovulação. Aproveite para aumentar a carga e a intensidade dos exercícios.

Ovulação: o estrogênio está em alta, o que pode melhorar a libido e a vontade de se cuidar. Treinos de explosão e dança podem ser beneficiados. 

Logo após a ovulação: o estrogênio cai e a progesterona aumenta, podendo causar mais cansaço. Se exercitar logo de manhã pode ser uma boa pedida. 

Fase pré-menstrual: nos dias anteriores à menstruação, a progesterona também cai, e pode surgir a TPM (tensão pré-menstrual), que deixa a mulher mais inchada e emotiva.

Malhar ajuda!

Obs: essas variações nos níveis de energia podem não ser tão intensas para quem utiliza algum contraceptivo hormonal (como pílula anticoncepcional, anel vaginal, injeções ou implantes). 

Veja outros stories:

Visite o site:

Textos: Dr. Jairo Bouer e Tatiana Pronin

Edição e montagem: Jéssica Tangerino, Alexandre Cardoso, Priscila Ferraz 

Fonte: Vanessa Furstenberger (educação física)