Amenorreia

Pode ser primária, quando acontece em meninas entre 14 e 16 anos. Também pode ser secundária, quando a menstruação cessa, em mulheres que antes menstruavam normalmente.

Sintomas: o principal, claro, é a falta de menstruação, podendo incluir queda de cabelo, dor na região pélvica, dor de cabeça, não desenvolvimento da mama e acne.

Causas: uso de anticoncepcionais de forma contínua, problema no sistema reprodutor, alterações de hormônios dos ovários, estresse, transtornos alimentares ou excesso de exercícios físicos.

Não é improvável engravidar quando se tem amenorreia, pois a ovulação pode ocorrer. E, dependendo da causa, é possível realizar a correção de hormônios ou receber doação de óvulos.

Amenorreia de mulher atleta é conhecida como amenorreia hipotalâmica funcional. O hipotálamo é um centro regulador no cérebro que libera hormônios que controlam vários sistemas corporais.

Em atletas, os exercícios físicos liberam substâncias que inibem o eixo hipotálamo-hipófise, o que pode acarretar alterações do estrogênio, causando a amenorreia. 

O tratamento depende da causa. Algumas opções são a correção dos níveis de hormônios do organismo, uma mudança nos hábitos de vida ou um procedimento cirúrgico.

Veja outros stories:

Visite o site:

Textos: Dr. Jairo Bouer e Cármen Guaresemin 

Edição e montagem: Jéssica Tangerino, Alexandre Cardoso, Priscila Ferraz 

Fonte: Camila Pinheiro, médica ginecologista obstetra e perita médica nacional do Projeto Justiceiras