Acatisia: conheça esse efeito adverso

Colateral x adverso

Todo medicamento pode ter efeitos colaterais (que ocorrem em paralelo à resposta pretendida) ou efeitos adversos (indesejáveis).

O que é?

Acatisia é um transtorno do movimento que pode surgir em algumas pessoas com o uso de certos medicamentos. A palavra, de origem grega, significa "não conseguir sentar". 

Sintomas

Inquietação, angústia, insônia e urgência em movimentar o corpo o tempo todo (a pessoa pode andar em círculos, marchar no mesmo lugar, balançar o tronco etc).

Outros sintomas

Em alguns casos, a acatisia acompanha outros sintomas, como rigidez ou espasmos musculares, inclinação do tronco para frente e ausência de expressão no rosto.

Origem

Todos esses sintomas são chamados de "extrapiramidais", porque se referem a uma parte do sistema nervoso central que envolve nossos movimentos involuntários. 

Drogas que podem causar

Olho na bula!

A acatisia também pode surgir com o uso de certos remédios contra enjoo, vertigem, pressão alta e depressão, entre outros.

É no dia?

O efeito pode surgir assim que o tratamento é iniciado, ou apenas alguns dias ou meses depois. Também pode aparecer só com o aumento da dose, ou ainda,  com a retirada abrupta.

O que fazer?

Veja outros stories:

Visite o site:

Textos: Dr. Jairo Bouer e Tatiana Pronin

Edição e montagem: Jéssica Tangerino, Alexandre Cardoso, Priscila Ferraz 


Créditos: Tenor e Freepik