cuidado com as interações medicamentosas

Riscos da automedicação

A maioria das pessoas toma remédios por conta própria, o que já é arriscado. Mas o problema pode ser ainda maior para quem já faz uso de algum medicamento de uso diário.

Orientação é fundamental

O que é isso?

Quando você mistura um medicamento com outro, com álcool e até mesmo com certos alimentos ou ervas, uma substância pode interagir com a outra e provocar um efeito indesejado.

Consequências variam

Veja alguns exemplos de interações que podem ser perigosas à saúde:

Anticoagulantes

Antiácido, analgésicos e fitoterápicos podem aumentar o efeito desses medicamentos (levando a sangramentos). Já alimentos em vitamina K podem diminuir sua ação.

Ginkgo Biloba

O fitoterápico ginkgo biloba pode aumentar o risco de sangramentos quando usado com aspirina, reduz a ação dos anticonvulsivantes e aumenta efeitos colaterais de antidepressivos.

Erva-de-são-joão

O "Hypericum perforatum", uma espécie de antidepressivo natural, pode diminuir o efeito dos anticoncepcionais orais, de drogas anti-HIV e de alguns remédios para o coração, entre outros

Grapefruit

O suco de toranja, fruta que parece uma laranja grande e avermelhada, interage com vários remédios para pressão alta, para baixar o colesterol, antialérgicos e outros

Álcool

Olho na bula

O risco de interações é sempre mencionado no informe que acompanha os medicamentos. Mas nem todo fitoterápico conta com esses dados.

Veja outros stories:

Visite o site:

Textos: Dr. Jairo Bouer, Tatiana Pronin

Edição e montagem: Luíza Hess, Alexandre Cardoso, Priscila Ferraz 

Fonte: Fiocruz e FDA

Créditos: iStock, Tenor, Freepik