Esclareça 8 mitos sobre amamentação

O leite materno é o alimento mais completo para o bebê, sendo capaz de reduzir a mortalidade infantil. Amamentar aumenta o vínculo entre mãe e bebê e ainda traz benefícios para o corpo da mulher.

O recomendado é que a amamentação seja feita até os dois anos de idade ou mais, e de forma exclusiva nos primeiros seis meses de vida. 

1

É fácil?

Mito. Os bebês nascem com um reflexo para procurar o peito da mãe. Porém, muitas mulheres precisam de apoio para posicioná-los de forma adequada.

2

Sempre dói?

Mito. Embora o desconforto seja comum no início, ficar com mamilos doloridos pode ser evitado com posicionamento correto e outras orientações.

3

Precisa lavar antes?

Mito. Isso não é necessário. O bico do peito produz uma substância que a criança cheira e tem "bactérias boas" que ajudam a construir um sistema imunológico saudável.

4

Exercícios afetam o sabor do leite?

Mito. Não há evidências científicas de que manter-se ativa afeta o sabor do leite materno. Se o obstetra liberar a atividade física, siga em frente.

5

Se quiser amamentar, nunca use fórmula?

Mito. Mães podem decidir pelo uso da fórmula em algumas situações, mesmo que ainda estejam amamentando. Siga as orientações médicas.

6

Muitas mães não têm leite o suficiente?

Mito. Praticamente todas produzem o necessário. A produção depende da frequência de mamada, do posicionamento correto e da boa sucção do bebê.

7

Não pode amamentar se estiver doente?

Mito. Com algumas exceções, em geral é possível continuar amamentando. Consulte sempre o médico antes de tomar algum remédio.

8

É difícil desmamar um bebê com mais de um ano?

Mito. Não há evidências disso. Amamentar até 2 anos de idade é benefício para mãe e bebê, e o ideal é que ambos decidam juntos quando parar. 

Veja outros stories:

Visite o site:

Textos: Dr. Jairo Bouer, Milena Alvarez e Tatiana Pronin

Edição e montagem: Jéssica Tangerino, Alexandre Cardoso, Priscila Ferraz 

Fonte: Unicef

Créditos: iStock e Tenor