Dicas para lidar com a solidão

Vivemos uma epidemia de solidão, e o problema ganhou ainda mais notoriedade com a pandemia. Até os jovens têm sofrido com essa sensação de não ter com quem contar.

A tecnologia tem ajudado as pessoas a se conectar com gente do mundo inteiro. Mas a verdade é que as interações superficiais, pela internet, não substituem o contato presencial.

A solidão tem sido associada ao risco mais alto de doenças, como demência, depressão e diabetes, entre outras. Por isso, veja algumas dicas para lidar com o sentimento ou tentar modificá-lo.

Foque no que dá pra mudar

Ter uma rotina, arrumar o quarto, fazer exercícios, ter uma dieta saudável e dormir mais são hábitos que podem ser moldados e que aumentam o bem-estar geral.

1

Não espere os outros

Tome você a iniciativa de se conectar. Faça uma chamada de vídeo com quem você gosta, busque uma atividade coletiva (ainda que on-line) e faça esforço para interagir.

2

Devagar com as redes sociais

Parece que todo mundo tem companhia menos você? Lembre-se que as plataformas não refletem toda a realidade. Se surgirem emoções negativas, diminua o uso.

3

Saia para andar

O benefício de atividades ao ar livre para o nosso humor já foram comprovados pela ciência.

4

Não deixe de pedir ajuda

5

Veja outros stories:

Visite o site:

Textos: Dr. Jairo Bouer, Cármen Guaresemin e Tatiana Pronin

Edição e montagem: Jéssica Tangerino, Alexandre Cardoso, Priscila Ferraz 


Créditos: iStock