Doutor Jairo
Leia » Saúde

Sobrepeso e obesidade: você sabe a diferença?

Veja o que o especialista diz sobre o assunto - iStock
Veja o que o especialista diz sobre o assunto - iStock

Redação Publicado em 11/03/2022, às 10h00

Os casos de sobrepeso e obesidade têm aumentado em uma velocidade assustadora e precisamos conversar sobre o assunto, como se prevenir, quais são os fatores de risco e mais. Muito ligado a hábitos alimentares e ao sedentarismo, tanto o sobrepeso quanto a obesidade podem trazer consequências sérias para a nossa saúde. 

Os dados mais recentes da pesquisa do IBGE de 2019 mostram que uma em cada quatro pessoas com mais de 18 anos no Brasil está com obesidade, o equivalente a 41 milhões de pessoas. O sobrepeso chega a atingir cerca de 96 milhões de pessoas, mais de 60% da população, sendo a maioria delas mulheres. 

Nunca foi tão importante saber como descobrir se seu peso está saudável, os riscos do acúmulo de gordura, formas de prevenir e muito mais. Ficou intrigado? Veja a seguir alguns pontos importantes que devem ser observados pelos pacientes: 

O que é sobrepeso e obesidade?

O sobrepeso e a obesidade dizem respeito à condição em que há acúmulo excessivo de gordura corporal, o que irá diferenciar um do outro será especialmente o nível desse excesso. No caso de ter sobrepeso, isso significa que a pessoa pesa mais do que o considerado saudável para a sua idade, gênero e altura. 

Já a obesidade é quando a gordura corporal está em um nível mais alto. Essa quantidade de gordura pode ser medida pelo IMC (Índice de Massa Corporal). No caso de o resultado estar entre 25 e 29,9 é considerado sobrepeso, já acima de 30 passa a ser considerado obesidade.

Quais são os riscos?

Embora tanto o sobrepeso quanto a obesidade possam ter consequências na saúde, a obesidade traz ainda mais riscos. Algumas das doenças associadas que podem se desenvolver são: 

  • Apneia do sono;
  • Acidente vascular cerebral;
  • Problemas de fertilidade;
  • Hipertensão arterial;
  • Diabetes;
  • Dislipidemias (alterações do nível de lipídeos no sangue);
  • Doenças cardiovasculares;
  • Cálculo biliar;
  • Aterosclerose;
  • Câncer;
  • Doenças pulmonares;
  • Problemas ortopédicos;
  • Gota;
  • Entre outros.

Como posso saber se meu peso é saudável?

A principal forma de saber se você está com o peso considerado saudável, sobrepeso ou obesidade é através do cálculo do seu IMC (Índice de Massa Corporal). Esse cálculo se baseia em IMC = peso/altura². Os resultados podem também variar de acordo com idade e sexo da pessoa. 

Vamos usar um exemplo para facilitar. Você mede 1,70 e pesa 75 kg. O cálculo ficaria: 75 / 1,70² = 75 / 2,89 = 25,9

Conforme já citamos acima, a tabela estipulada pela Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (Abeso) determina que o IMC ideal está situado entre 18,6 e 24,9. Entre 25 e 29,9, a pessoa passa a ser considerada com sobrepeso e, acima de 30, o resultado aponta para a obesidade. 

Contudo, também é recomendado passar em um nutricionista e em um médico especialista para que ele possa fazer a avaliação de forma correta.

Como cuidar e se prevenir do sobrepeso e obesidade?

Existem três princípios fundamentais para manter um peso saudável e hábitos melhores: alimentação, exercícios físicos e sono de qualidade. Na alimentação, os hábitos incluem evitar frituras, gorduras e alimentos industrializados. Geralmente, esses hábitos devem ser construídos ao longo do seu dia a dia e podem ser feitos gradualmente. 

A prática de exercícios físicos pode ser feita no seu próprio tempo, respeitando suas limitações e sua rotina. No entanto, ela é imprescindível para ajudar na manutenção da sua saúde. Comece com uma caminhada aos poucos e vá aumentando o ritmo, por exemplo.

Já o sono é crucial para que o nosso organismo funcione corretamente. Priorize boas noites de sono de 6 h a 8 h em média. Isso fará com que seu corpo se mantenha saudável e você fique mais disposto. 

* Texto de Felipe Folco, diretor médico da Cia. da Consulta e médico há mais de vinte anos, pela Universidade de São Paulo (USP) com especialização em Cuidados Paliativos e MBA em Gestão de Saúde. Folco atua como gestor na área há mais de quinze anos.

Assista também: