Pular para o conteúdo

Será que você sabe mesmo o que quer num parceiro?

Jairo Bouer

7/07/2020 20:13




Em algum momento da vida você já deve ter parado para pensar sobre como seria o seu parceiro ideal. Há quem priorize o caráter, enquanto outros pensam mais em inteligência, beleza, bom humor ou até dinheiro na conta.

Mas, segundo um grupo de pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos EUA, as características consideradas ideais num parceiro não refletem uma perspectiva pessoal única. Ou seja: nossas preferências também são influenciadas pelo que as pessoas, de modo geral, consideram positivo.

O trabalho contou com mais de 700 participantes. Cada um relatou quais as três principais qualidades de um parceiro ideal. Depois disso, eles foram convidados a manifestar o grau de interesse em outras pessoas – algumas delas eram amigos ou mesmo namorados, enquanto outras eram alguém que elas tinham acabado de conhecer numa espécie de “encontro às cegas”.

Ao analisar os resultados, os pesquisadores perceberam que o desejo manifestado pelos participantes aumentava para quem apresentava as características citadas no início do estudo. Mas o experimento não acabou aí.

Os pesquisadores também pediram para cada participante dizer até que ponto seus conhecidos tinham os atributos citados por uma pessoa aleatória do grupo. E aí as preferências pessoais deixaram de ser tão rígidas. Por exemplo: se o participante A escolhia qualidades como ser inteligente, atencioso e “pé no chão”, o participante B passava a ter um desejo maior de conhecer pessoas com essas características.

Para os autores do estudo, publicado no Journal of Experimental Social Psychology, está claro que todo mundo quer se relacionar com alguém que tenha atributos positivos. Mas eles acreditam que ninguém tem uma noção tão clara do que quer num parceiro.

Ter consciência disso pode ser importante na hora de usar um aplicativo de encontros, conforme ressaltam os pesquisadores. Muita gente passa horas escolhendo perfis com características específicas, e talvez a busca ficaria mais fácil sem tantas exigências. Outra sugestão deles é pedir para algum amigo escolher alguns candidatos para você.

FIQUE POR DENTRO DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS