Doutor Jairo
Leia » Celebridades

Sarah Andrade falou sobre experiência de colocar DIU; entenda o método

Entenda melhor como funciona o DIU - Reprodução / Instagram
Entenda melhor como funciona o DIU - Reprodução / Instagram

Redação Publicado em 07/07/2021, às 11h07

A ex-BBB Sarah Andrade compartilhou com seus seguidores a experiência de colocar o DIU (dispositivo intra-uterino). Nos stories do Instagram, ela comentou: "Sabe aquelas coisas que a gente fica enrolando pra fazer e aí a gente toma vergonha na cara um dia e vem fazer? Eu tava com medo de doer. Dói um pouquinho, incomoda, mas é mito, não é aquele negócio todo não, não é aquele desespero todo".

Confira:

A influenciadora também contou sobre o tempo de duração do método contraceptivo: "É bem rapidinho, uma coisa que não dura nem 1 minuto. E eu estou feliz. Agora são 5 anos que eu vou ficar tranquilinha sem me preocupar com algumas coisas".

Como funciona o DIU?

O DIU é um método anticoncepcional de longa duração. Por ser colocado dentro do corpo feminino, ele é uma boa opção para as mulheres que esquecem, por exemplo, de tomar a pílula todos os dias no horário certo. Além disso, o dispositivo só funciona enquanto está na mulher, ou seja, se há desejo de engravidar posteriormente, basta marcar uma consulta no ginecologista e retirá-lo para que o ciclo menstrual e a fertilidade voltem ao normal.

No Brasil, existem dois tipos de DIU: o de cobre e o de hormônio progesterona, mas ambos são colocados dentro do útero e devem ser feitos com a ajuda de um profissional. Contudo, o procedimento para sua colocação é bem simples e pode ser realizado no próprio consultório.

A diferença entre os dois é que o de cobre tem duração de até dez anos e, por conta do metal, há uma ação espermicida, ou seja, ele destroi os espermatozóides, impedindo a entrada no útero.  

Enquanto o DIU com hormônio, também chamado de Mirena, libera a progesterona no útero gradualmente, por cinco anos. Dessa forma, ele altera a secreção do colo uterino e impede e dificulta a entrada dos espermatozoides.

Assista também: