Doutor Jairo
Leia » Higiene

São Paulo terá distribuição de absorventes nas escolas

Além do absorvente, também serão distribuídos lenços umedecidos, desodorantes e mais - iStock
Além do absorvente, também serão distribuídos lenços umedecidos, desodorantes e mais - iStock

Redação Publicado em 13/07/2021, às 10h07

Na última segunda-feira (12), o prefeito de São Paulo,  Ricardo Nunes, sancionou o Projeto de Lei (PL) 388 de 2021, garantindo a distribuição de absorventes descartáveis às estudantes da rede municipal de ensino.

O texto da lei ainda ressalta: “Pesquisa realizada pela Unicef [Fundo das Nações Unidas para a Infância] indica que as alunas do ensino fundamental faltam às aulas no período menstrual no Brasil. Portanto, o projeto, além de garantir que todas as alunas sejam assistidas no seu cuidado pessoal, possibilita que elas não tenham prejuízos à vida escolar e à aprendizagem”.

Por isso, em seu discurso, Ricardo Nunes ressaltou: "Nós temos um desafio enorme de trazer as crianças de volta para a escola depois dessa pandemia. E essa lei visa, além de fazer o atendimento das meninas em situação mais vulnerável, que faltavam na escola por não ter o absorvente, ela também está no contexto da gente diminuir a evasão nas escolas".

Vale lembrar que, além de absorventes, ainda serão distribuídas cestas de higiene com lenço umedecido, desodorante sem perfume, sabonete, escova de dente, creme dental e fio dental.

Mas, afinal, o sangue menstrual é sujo?

Não! Esse sangue nada mais é do que uma descamação do endométrio, ou seja, um sinal de que toda a preparação do corpo para gerar um bebê não foi utilizada e, por isso, está sendo descartada.

Confira:

É claro que há pessoas que não gostam de sangue e se sentem desconfortáveis ao vê-lo ou tocá-lo, mas isso não significa que a menstruação seja algo anti-higiênico. 

No entanto, é importante usar os produtos certos para contê-lo na época de menstrução, pois além de ser desconfortável, ninguém quer aparecer com manchas nos lugares. Por isso, o Projeto de Lei aprovado em São Paulo é tão importante! Ele visa, justamente, evitar que mais garotas faltem à escola por conta de um ciclo natural.

Assista também: