Doutor Jairo
Leia » Consumo consciente

Qual a relação entre consumo de álcool, terceira idade e pandemia?

Pessoas com mais idade ficaram ainda mais sozinhas, e isso pode ter levado ao aumento do consumo de álcool
Pessoas com mais idade ficaram ainda mais sozinhas, e isso pode ter levado ao aumento do consumo de álcool - Arte/Site Doutor Jairo

Redação Publicado em 19/06/2021, às 13h00

Consumo de álcool, terceira idade e pandemia – essa associação têm trazido riscos à saúde de uma parcela importante da população. Por causa das medidas de distanciamento social, as pessoas passaram a ficar mais tempo em casa e, portanto, mais afastadas de sua rede de amigos e contatos. Isso pode ser ainda mais penoso para algumas pessoas mais velhas que já viviam sozinhas, por serem viúvos ou separados.

Com a pandemia, muitas dessas pessoas ficaram ainda mais sozinhas, o que pode ter agravado questões de saúde mental como estresse, ansiedade e depressão. E a gente sabe que os sintomas dessas condições podem levar muita gente ao aumento do consumo de bebidas alcoólicas.

Se o consumo abusivo de álcool em frequência ou em quantidade é complicado em qualquer faixa etária, os prejuízos podem ser ainda mais significativos para os mais velhos. À medida em que a gente envelhece, nosso organismo funciona de maneira diferente. Alguns indivíduos podem ter as funções dos rins ou do fígado prejudicadas, por exemplo, podendo haver maior dificuldade em metabolizar ou eliminar o álcool do organismo. Além disso, há um risco maior de desidratação.

Também é importante destacar que o consumo de álcool está relacionado ao risco mais alto de diversos tipos de câncer, doença para a qual o envelhecimento também configura fator de risco.

Por fim, pessoas com mais idade podem fazer mais uso de medicamentos para condições crônicas, como diabetes, hipertensão ou insuficiência cardíaca. E este é outro risco que precisa ser ponderado – as bebidas alcoólicas podem interagir com esses remédios, trazendo mais efeitos colaterais ou diminuindo a eficácia do tratamento.