Doutor Jairo
Leia » Saúde bucal

Por que a língua, às vezes, pode parecer mais branca?

Confira alguns cuidados com a língua - iStock
Confira alguns cuidados com a língua - iStock

Redação Publicado em 22/10/2021, às 14h00

O normal para uma língua saudável é que sua aparência seja rosa, com uma saburra fina e esbranquiçada, e sem rachaduras ou ulcerações. Em uma língua saudável, você também pode ver pequenas saliências na parte superior que a fazem parecer áspera, o que é conhecido como papilas gustativas e contêm sensores de temperatura.

Mas, às vezes, as línguas podem parecer um pouco diferentes do que o esperado, com uma aparência mais branca do que o normal, e isso pode sinalizar um problema! Geralmente, a língua pode parecer branca por motivos totalmente benignos (talvez você esteja desidratado ou tenha pulado algumas escovadas), mas manchas brancas mais espessas também podem ser um sinal de infecção ou, em casos raros, câncer de boca.

O que é exatamente uma "língua branca"?

Nem todas as línguas brancas são exatamente iguais. Às vezes, uma língua branca pode parecer uma saburra espessa e branca que permanece firme mesmo após a escovação; outras vezes, pode formar um padrão semelhante a uma renda fina. A brancura pode cobrir toda a língua, apenas a parte de trás ou ainda pode aparecer em manchas e saliências.

Quando sua língua tem uma aparência branca distinta, você também pode notar outros sintomas orais: de acordo com a Cleveland Clinic, a língua branca pode estar acompanhada de um gosto ruim na boca, mau hálito ou alguma vermelhidão. Mau hálito ou gosto ruim são comumente associados a uma língua branca por causa das papilas levantadas. Dessa forma, essas manchas criam uma área de superfície maior para alimentos, placas e bactérias se acumularem em sua boca, levando a sintomas desagradáveis.

O que normalmente causa uma língua branca?

Assim como todas as línguas brancas não parecem exatamente iguais, elas nem sempre são causadas pela mesma coisa.

Há uma variedade de razões pelas quais você pode ter lesões brancas na língua, e elas podem variar entre algo bastante benigno e comum a algo mais sério e potencialmente perigoso”, diz Michael Nguyen, periodontista certificado pela Mid-Peninsula Dental Especialistas em Los Altos, Califórnia, à Health.

Em geral, a língua branca aparece quando bactérias, alimentos e células mortas da pele ficam presas entre as papilas na superfície da língua. Isso faz com que essas papilas – normalmente pequenas e parecidas com fios – inchem, causando uma aparência branca. Às vezes, essas papilas podem crescer o suficiente para dar uma aparência marrom ou enegrecida, de acordo com a Divisão de Medicina Oral e Odontologia do Hospital da Mulher. Esse acúmulo na língua, de acordo com o serviço de saúde Brigham e Women's, é amplamente assintomático (além da aparência branca) e pode ser remediado por meio de intervenções na saúde bucal e na dieta (como beber mais água ou reduzir a cafeína).

Mas também pode haver outras causas por trás de uma língua branca. Aqui estão mais seis razões pelas quais sua língua pode ter uma aparência esbranquiçada – e a melhor forma de remediar cada uma delas.

1. Lesão na língua

"É comum morder ou queimar a língua, o que pode ser doloroso e resultar em tecido branco", explica Amanda Lewis, dentista credenciada em Dallas, à Health. Geralmente, uma lesão na língua cicatriza em uma semana e meia. A dica, nesses casos, é evitar substâncias que podem agravar a lesão, como alimentos e bebidas quentes, picantes ou ácidas. 

2. Leucoplasia

“Leucoplasia é uma condição em que manchas brancas e espessas aparecem na língua”, disse à Health Sharon Huang, dentista cosmética e fundadora da Les Belles NYC, uma clínica odontológica em Manhattan. Mas a diferença entre essas manchas brancas e outras é que essas não podem ser eliminadas ou diagnosticadas como outra condição ou doença, de acordo com a Academy of Oral and Maxillofacial Pathology (AOMP).

É importante diagnosticar e tratar a leucoplasia em tempo hábil já que, de acordo com a AOMP, com o tempo, uma porcentagem das lesões pode se transformar em câncer oral. Para diagnosticar a leucoplasia, um cirurgião oral fará uma biópsia do tumor branco para verificar seu potencial para se tornar cancerígeno. 

3. Líquen plano oral

O líquen plano é uma doença benigna que pode afetar a língua ou o interior da boca, e às vezes ambos, de acordo com a AOMP. De acordo com Huang, essa é uma condição inflamatória crônica, o que significa que não é causada por uma infecção ou hábito de vida.

Quando o líquen plano aparece na boca, pode assumir uma de duas formas: líquen plano reticular, que geralmente se apresenta como um padrão branco semelhante a uma renda; ou líquen plano erosivo, que se caracteriza por erosões na boca que podem ser sensíveis ou dolorosas, explicou ela a AOMP. Nenhum tipo é contagioso.

"Não há cura para o líquen plano, então o tratamento é principalmente para aliviar os sintomas dolorosos", diz Nguyen. Isso pode incluir medicamentos como pílulas de corticosteroides e enxaguatórios bucais analgésicos, além de mudanças no estilo de vida, como escovar os dentes suavemente com uma pasta de dente comum e evitar tabaco, álcool e alimentos irritantes, de acordo com a Clínica Mayo.

4. Candidíase oral

A candidíase oral é uma infecção fúngica que ocorre na boca. Ela pode aparecer como lesões brancas cremosas na língua ou na parte interna das bochechas e é causada pelo crescimento excessivo de um organismo fúngico.

Embora todo mundo tenha o fungo vivendo dentro ou sobre seus corpos, uma infecção por ele é mais comum em pessoas imunocomprometidas, como aquelas que vivem com HIV/Aids, diabetes ou câncer; ou aqueles que fumam, têm a boca seca ou usam dentaduras, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC).

Os médicos geralmente prescrevem medicamentos antifúngicos para casos de candidíase oral e a infecção pode ser curada rapidamente quando o medicamento está sendo usado. A AOMP adverte, no entanto, que remédios caseiros, como comer iogurte ou evitar o fermento não tratam e previnem a doença.

5. Sífilis

A sífilis é uma infecção bacteriana sexualmente transmissível que pode deixar lesões orais em várias áreas, incluindo a língua, lábios e céu da boca”, pontua Nguyen. De acordo com o CDC, as lesões indolores geralmente surgem cerca de 21 dias após a exposição e têm uma aparência arredondada e firme.

Se você suspeita que sua língua branca está ligada à sífilis, é importante procurar tratamento imediatamente. Dependendo do estágio de sua infecção, uma ou várias injeções de um antibiótico matarão a bactéria e evitarão mais danos, de acordo com o CDC.

6. Câncer oral

Se você tiver manchas brancas na língua, o câncer oral é outra possibilidade – especialmente se você tiver um histórico de comportamentos de risco, como fumar ou mascar tabaco, comenta Nguyen. Entre outros fatores, um histórico familiar de câncer, o hábito de beber álcool ou uma infecção pelo papilomavírus humano (HPV) também podem aumentar o risco, de acordo com a American Cancer Society (ACS).

Com um exame e uma biópsia, o dentista pode determinar se você tem câncer de boca. Depois disso, a cirurgia, feita por um médico cirurgião especializado, é a opção de tratamento mais comum, mas dependendo do estágio do câncer, esse profissional também pode considerar a radiação adicional ou uma combinação de radiação e quimioterapia.

Quando consultar um médico para uma língua branca?

Frequentemente, você pode tratar a língua branca em casa com boas práticas de higiene oral. No entanto, se não passar em uma semana, causar tanta dor que seja difícil beber, comer ou falar, ou vier com outros sintomas preocupantes, como febre, o ideal é procurar um dentista ou um médico.

Se você vir uma lesão branca suspeita em sua língua, mesmo que não seja sintomática, é uma boa ideia perguntar a seu dentista sobre isso”, diz Nguyen. “É sempre melhor prevenir do que remediar, e uma simples visita ao dentista é a melhor maneira de descobrir o que a lesão branca pode ser.”

Em sua consulta, seu dentista pode tirar uma fotografia de alta qualidade para diagnosticar a causa-raiz de seu problema, monitorar quaisquer mudanças ao longo do tempo ou, se for caso, encaminhar para um profissional especializado.

Assista também: