Doutor Jairo
Leia » Polêmica

Luva para trocar absorvente: afinal, sangue menstrual é sujo?

Entenda o que é a menstruação
Entenda o que é a menstruação - iStock

Redação Publicado em 19/04/2021, às 18h15

Um produto criado por homens para a higiene íntima das mulheres gerou bastante polêmica  na internet, inclusive no Brasil. Dois empreendedores alemães, Andre Ritterswuerden e Eugen Raimkulow, desenvolveram uma luva descartável para ser usada durante a troca e descarte de absorventes e tampões.

A chamada "Pinky Glove" (luva cor de rosa) foi apresentada no programa Die Höhle der Löwen, versão alemã do Shark Tank e, embora a dupla tenha conseguido investidores, não demorou muito tempo para que diversas críticas invadissem as redes sociais, como noticiou a Deutsche Welle

Para o público feminino, o produto serve apenas para poluir ainda mais o ambiente, já que é desnecessário: a menstruação não é algo sujo a ponto de ser preciso forrar as mãos para entrar em contato com a secreção. 

Mas afinal, o sangue menstrual é sujo?

Não! Esse sangue nada mais é do que uma descamação do endométrio, ou seja, um sinal de que toda a preparação do corpo para gerar um bebê não foi utilizada e, por isso, está sendo descartada.

É claro que há pessoas que não gostam de sangue e se sentem desconfortáveis ao vê-lo ou tocá-lo, mas isso não significa que a menstruação seja algo anti-higiênico. 

Para as mulheres que publicaram comentários contra o produto, as luvas são um incentivo ao estigma em torno da menstruação e ao "body shaming", ou seja, a tendência a fazer as pessoas terem vergonha do próprio corpo. 

Após toda a polêmica, os empreendedores publicaram um comunicado para esclarecer que vão refletir melhor sobre a criação do produto.

Menstruação e ISTs

Não há motivo algum para ter vergonha da menstruação. E muitos casais até se sentem mais à vontade para ter relações sexuais nesse período por não haver risco de gravidez. Mas é importante avisar que o risco de transmissão de ISTs pode ser um pouco mais alto, justamente por causa do sangue.

A recomendação é sempre usar camisinha, independente da fase do ciclo menstrual, e manter os exames em dia. 

Veja também: