Doutor Jairo
Leia » Dermatologia

Hidratação: saiba como cuidar de cada tipo de pele

Todas as peles devem ser sempre hidratadas, inclusive as mais oleosas - iStock
Todas as peles devem ser sempre hidratadas, inclusive as mais oleosas - iStock

Hidratar a pele é importante em qualquer época do ano, independente do tipo de pele. Mesmo quem sofre com oleosidade não deve dispensar esse cuidado. Sempre que a cútis fica ressecada, seu manto lipídico (barreira de proteção) fica prejudicado e sem viço, sem brilho.

Antes, acreditava-se que apenas peles muito ressecadas apresentavam alteração da barreira cutânea e que, portanto, precisavam ser hidratadas. Mas hoje sabe-se que todas as peles devem receber esse cuidado, mesmo as mais oleosas.

Qual o seu tipo de pele?

Antes de começar com os cuidados, em primeiro lugar, é importante saber qual é seu tipo de pele. Veja, abaixo, as características de cada uma, segundo a dermatologista Lilian Ota:

  • Peles oleosas são mais comuns entre os homens e mulheres com propensão à acne. Assim, é comum apresentarem, em graus variados, poros abertos na zona T (área central da face que abrange testa, nariz e queixo), cravos (comedões) ou espinhas, em graus variados de inflamação (ponto vermelhos e/ou com pus);
  • Peles secas, em geral, são mais finas e têm maior tendência à formação de rugas e descamações causadas por fatores ambientais, como sol, calor, poluição e frio. Também apresentam maior sensibilidade aos produtos aplicados nela e também à água quente ou fria demais;
  • Peles normais são aquelas que geralmente se apresentam mais hidratadas e não dão muita dor de cabeça por requerem poucos cuidados além dos específicos para cada idade;
  • Peles mistas, na maioria dos casos, apresentam maior grau de oleosidade na zona T da face, sendo normal no restante.

Confira:

Como hidratar cada tipo de pele?

Pele seca e normal

Peles ressecadas ou irritadas podem se beneficiar com a aplicação de uma água termal antes de aplicar o hidratante. Borrife a cerca de 20-30 centímetros de distância e aguarde secar naturalmente. Depois passe o hidratante.

Outro produto muito bom para esse tipo são os óleos essenciais para a face, pois podem aumentar o poder de retenção de água na pele se aplicados antes do hidratante. Procure por um específico para o rosto e que seja mais leve e não oleoso demais.

Na hora de hidratar, escolha produtos em forma de creme (mais espessos) e sem perfume, com ceramidas e sem parabenos. Evite também creme com cor, pois cheiros e cor podem provocar ressecamento e causar alergias.

Peles jovens podem se beneficiar com cremes que contenham ácido hialurônico e algum tipo de alfahidróxido ácido, o mais comum é o glicólico, desde que a pele não esteja irritada. Isso vale para pessoas com pele normal também.

Além disso, antes do filtro solar, aplique algum creme ou loção com vitamina C. A vitamina C não só fortalece a pele contra os danos causados pelos raios UV (ultravioleta) como também previne pequenas rugas e manchas.

Depois de hidratar, não esqueça de aplicar o filtro solar com o FPS (fator de proteção solar) de 30 (no mínimo), como recomenda o Consenso de Fotoproteção da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Além disso, reaplique o protetor sempre que possível. Dependendo do grau de sudorese ou da exposição solar, pelo menos três passadas seriam razoáveis: pela manhã, após o almoço e à tarde.

Peles normais a secas devem utilizar filtro em forma de cremes ou loções que contenham elementos hidratantes. Existem no mercado produtos com ácido hialurônico, ceramidas, sendo todos eles hipoalergênicos.

Peles oleosas e mistas

As pessoas de peles mistas e oleosas, após a limpeza facial adequada, também devem aplicar uma vitamina C, porém, nesse caso, o veículo deve ser na forma de sérum. Ou seja, quanto mais ressecada a pele, mais grosso deve ser o veículo (meio no qual a substância ativa é diluída). Assim, se a pele é  oleosa, o ideal é escolher um produto mais líquido como o sérum, géis ou loções bem fluidas. O protetor solar deverá ser apropriado para a pele oleosa. No mercado, eles são nomeados como antiacne, antioleosidade ou mate.

Peles jovens podem utilizar durante a noite, para o controle da oleosidade e renovação celular, produtos à base de alfahidróxido ácidos (ácido glicólico, ácido mandélico) e também com ácido hialurônico na forma de géis e sérum. Também são muito utilizados os derivados da vitamina A, como o ácido retinoico e o adapaleno.

Peles mais maduras, por sua vez, podem se beneficiar com a aplicação de outros alfahidroxiácidos, como o ácido ferúlico e o ácido málico, no tratamento e na prevenção do envelhecimento cutâneo, além de todas as substâncias já citadas acima.

Ouça também: 

Tatiana Pronin

Tatiana Pronin

Jornalista e editora do site Doutor Jairo, cobre ciência e saúde há mais de 20 anos, com forte interesse em saúde mental e ciências do comportamento. Vive em NY e é membro da Association of Health Care Journalists. Twitter: @tatianapronin