Doutor Jairo
Leia » Celebridade

Fiuk fala sobre transtornos mentais: “Fui ao psiquiatra quietinho”

Fiuk falou sobre o preconceito acerca dos transtornos - Reprodução / Instagram
Fiuk falou sobre o preconceito acerca dos transtornos - Reprodução / Instagram

Redação Publicado em 27/05/2021, às 13h48

Fiuk participou do BBB 21 e, dentro do reality, contou que sofria com alguns transtornos mentais, como TDAH, ansiedade e depressão. Seu comportamento sensível ficou conhecido pelos espectadores do programa e gerou, inclusive, debates sobre o tema.

Agora, do lado de fora do BBB, o finalista da edição falou sobre os transtornos durante o programa da Fátima Bernardes. “Eu sempre escondi isso aqui fora. Nunca nenhum diretor das novelas que eu fiz, empresário ou família, meu próprio pai e minha mãe sabiam o grau. Eu fui ao psiquiatra quietinho, fiz tudo quietinho, porque eu não queria ser tratado a partir disso”, contou ele.

O artista ainda completou dizendo que havia muito preconceito acerca do assunto: “é tanto preconceito que eu pensava: ‘se eu expor isso as pessoas vão me tratar a partir disso.’ Era uma coisa que eu sempre fingi que não tinha, é que lá dentro [BBB 21] não ia ter como eu esconder nada, foi um momento lindo de me aceitar, me pegar no colo e aprender a lidar”.

Quais são os tipos de TDAH?

Existem três tipos diferentes de TDAH dependendo de quais tipos de sintomas são mais fortes no indivíduo:

Predomínio da desatenção: é difícil para o indivíduo organizar ou terminar uma tarefa, prestar atenção aos detalhes ou seguir instruções ou conversas. A pessoa se distrai facilmente ou esquece detalhes de suas rotinas diárias.

Predomínio de hiperatividade ou impulsividade: a pessoa se agita e fala muito. É difícil ficar sentada por muito tempo (por exemplo, na hora de comer ou enquanto faz o dever de casa). O indivíduo se sente inquieto e tem problemas com impulsividade, vive interrompendo muito os outros, arranca coisas da mão das pessoas ou fala em momentos inadequados. É difícil para a pessoa esperar sua vez ou ouvir instruções. Uma pessoa com impulsividade pode ter mais acidentes e lesões do que outras.

Apresentação combinada: os sintomas dos dois tipos acima estão igualmente presentes na pessoa.

Vale destacar que os sintomas de TDAH podem mudar com o tempo, conforme a pessoa envelhece.

Veja também: