Doutor Jairo
Leia » Sexo

Fantasias sexuais com comida: por que elas existem?

40,5% dos participantes da pesquisa disseram ter tido uma fantasia envolvendo sexo e comida antes - iStock
40,5% dos participantes da pesquisa disseram ter tido uma fantasia envolvendo sexo e comida antes - iStock

Redação Publicado em 13/05/2022, às 14h00

Desde que o mundo é mundo, a comida aparece envolvida com a atividade sexual, começando pelos famosos alimentos afrodisíacos. Inclusive, muitas pessoas por aí também se excitam incorporando alimentos diversos – como morango com chantilly, um clássico – na hora do sexo. 

Entretanto, quão comum isso é como fantasia sexual? Quais alimentos causam uma maior estimulação nas pessoas? E o que há sobre a relação sexo e comida que a torna tão atraente? Um artigo publicado no blog Sex & Psychology, de Justin Lehmiller, explorou a questão e trouxe algumas possíveis respostas para essas perguntas. 

Os alimentos mais populares

Em uma pesquisa realizada com 4.175 estadunidenses, todos foram perguntados sobre fetiches sexuais, incluindo aqueles que envolvem a comida de alguma forma. Entre os principais resultados estavam:

  • 40,5% dos participantes disseram ter tido uma fantasia envolvendo sexo e comida antes, mas apenas 2% disseram que isso é algo com que eles fantasiam com frequência. Então, embora não seja incomum ter a fantasia, é bastante raro como um interesse sexual recorrente;
  • 41% das mulheres heterossexuais e 43% das mulheres lésbicas e bissexuais disseram que já fantasiavam com isso antes;
  • 39% dos homens heterossexuais, gays e bissexuais disseram que já fantasiavam com isso antes;
  • 38% das pessoas não binárias disseram que já tiveram essa fantasia antes;

Confira:

Além disso, de acordo com o levantamento, os alimentos mais populares nessa questão foram:

Qual a razão para o fetiche?

Segundo os pesquisadores, há muitas explicações possíveis para essa excitação. Por exemplo, em alguns casos, pode ser simplesmente sobre a ideia de adicionar um novo elemento ao sexo. Novidade sempre tende a ser algo que apimenta uma relação.

Outra possibilidade seria um interesse mais amplo no BDSM – sigla para  “Bondage, Disciplina, Dominação, Submissão, Sadismo e Masoquismo”–, com alimentos sendo usados na tentativa de explorar temperatura e sensação (como seria o caso dos cubos de gelo), ou alimentar/ser alimentado como um ato de dominância/submissão.

Há também uma possível associação com uma estratégia para deixar as parcerias mais tranquilas na hora do sexo. Para alguns, o ato de comer ou ser alimentado poderia ser visto como reconfortante ou como algo que ajuda a ficar mais à vontade.

Para os autores, é provável que a resposta seja diferente para cada pessoa. Afinal, dois indivíduos podem ter a mesma fantasia sexual, mas por razões completamente opostas. 

Veja também: