Doutor Jairo
Leia » Celebridades

Famosos se unem em campanha em prol da doação de sangue

Confira os requisitos para fazer a doação
Confira os requisitos para fazer a doação - Reprodução / Instagram

Redação Publicado em 18/06/2021, às 17h03

A Abrale - Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia e a Abrasta - Associação Brasileira de Talassemia se uniram para lançar a campanha “Doe Sangue. Salve Vidas!”, que conta com o apoio de famosos como Fábio Porchat, Gloria Maria, Hortência Marcari, Rafinha Bastos e Rodrigo Faro. A ação é extremamente importante, pois, por conta da pandemia, os bancos de sangue ficaram com níveis baixos e muitas pessoas sentem medo de ir doar.

A campanha conta com um grafite em um muro cedido pela ViaQuatro, localizado entre as pistas expressa e local da Marginal Pinheiros, com visão para a plataforma da Estação Pinheiros, linha Esmeralda da CPTM, em São Paulo. A arte foi feita por Tito Ferrara, em uma área total de 73,83 m². O objetivo é chamar a atenção de quem passa de automóvel pelo local e dos usuários da linha de trem e os que utilizam o corredor de acesso à linha 4 amarela do Metrô. 

Confira:

Além do grafite, as estações Sumaré, Sacomã e Trianon Masp, da linha verde do Metrô, ficarão iluminadas durante todo o mês de junho, para alertar os usuários sobre a importância da doação de sangue. 

A 99, empresa de tecnologia, também é parceira da Abrale e Abrasta na ação para doação de sangue. O app disponibilizará vouchers de ida-e-volta a doadores de sangue das principais capitais do país para que cheguem em segurança até os hemocentros. As informações completas de acesso ao cupom estão na página da campanha e você pode conferir aqui.

Qual é a importância da doação de sangue?

"A reposição frequente dos estoques de sangue é necessária para tratar anemias crônicas, nos procedimentos de urgência, acidentes que causam hemorragias, complicações da dengue, febre amarela, tratamento de câncer e outras doenças graves. Queremos mostrar a segurança do procedimento e que há milhares de pacientes que necessitam deste ato de amor", explica a presidente da Abrale, Merula Steagall. 

Quais são os requisitos para a doação?

Para poder doar sangue, é preciso cumprir alguns requisitos:

  • Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos. Para menores de 18 anos, é necessário o consentimento dos responsáveis. O modelo estará disponível no hemocentro. 
  • Pesar mais de 50kg.
  • Levar um documento de identidade original, com foto recente. 
  • É recomendado também ligar no hemocentro ou ponto de coleta mais próximo e agendar um melhor horário, para evitar aglomerações. 

O presidente da Abrasta, Eduardo Fróes, reforça que a doação é segura e qualquer pessoa, um dia, pode precisar de uma transfusão. "Segundo a OMS, o Brasil está abaixo do número de doadores ideal para um sistema de doação saudável", destaca.

Assista também: