Doutor Jairo
Leia » Relacionamento

Dicas para superar uma paixão indesejada ou não correspondida

Sua paixão não retribui o sentimento? Não fique chateado, isso é mais comum do que você pensa - iStock
Sua paixão não retribui o sentimento? Não fique chateado, isso é mais comum do que você pensa - iStock

Suas bochechas ficam coradas. As borboletas do seu estômago se reviram. Seu coração dispara. Não, você não está tendo uma emergência médica - mas tem um caso muito sério de paixão. Se seus sentimentos forem correspondidos, isso pode ser uma experiência inebriante. Mas uma paixão indesejada ou não correspondida pode deixá-lo confuso, infeliz e desamparado. Para colocar de forma clara, este “crush” pode te esmagar.

Felizmente, existem maneiras de acabar com uma paixão. Se você quiser parar de ter esses sentimentos, é útil entender a psicologia das paixões.

Amor e a psicologia do cérebro

As paixões são definidas como sentimentos de atração temporários, mas poderosos, que muitas vezes incitam uma boa quantidade de desejo. Se você está se perguntando qual parte do cérebro controla o amor, sua ínsula anterior pode ser a culpada. Essa pequena área do cérebro tem um grande impacto em experiências emocionais como o amor – mas tem menos impacto na atração.

Quando você se sente atraído por alguém, seu cérebro libera oxitocina, dopamina e outros hormônios do bem-estar que fazem você se sentir animado, nervoso e ansioso para formar um vínculo. Ao desenvolver uma paixão, as pessoas geralmente projetam seus valores e sensibilidades na pessoa que acham atraente. É mais provável que você veja sua paixão positivamente e acredite que ela tem uma personalidade semelhante à sua, seja isso verdade ou não. É assim que você consegue se sentir tão romanticamente conectado com atendente de cabelo lindo que sempre se lembra do seu pedido exato de café, mesmo que vocês nunca tenham conversado de verdade.

Se isso parece sem sentido para você, não se preocupe, os humanos têm um desejo biológico inato de encontrar um companheiro, e as paixões são uma parte natural desse processo. A combinação de idealização e paixão é estimulante até mesmo para os adultos mais equilibrados.

Embora essas sensações sejam frequentemente associadas a adolescentes encantados, é possível que pessoas de qualquer idade se apaixonem. Isso ocorre porque, para o bem ou para o mal, os humanos não superam a capacidade de imaginar que uma pessoa atraente é o par perfeito, independentemente da compatibilidade real. E mesmo que você saiba que não vai dar certo, superar uma paixão pode ser difícil.

Superando um crush

Existem alguns motivos comuns pelos quais você pode querer superar uma paixão, e seu motivo determinará seu recurso.  Alguns exemplos abaixo.

[Colocar ALT]
Se você tem um relacionamento sério e se interessa por outra pessoa, talvez seja interessante reavaliar a relação  -  iStock

Razão: você está em um relacionamento sério. Alguém chama sua atenção quando você está envolvido com outra pessoa. Isso não faz de você uma má pessoa ou parceiro - na verdade, é bastante comum e improvável que isso prejudique seu relacionamento. Um estudo descobriu que quase metade dos adultos comprometidos relataram ter pelo menos uma paixão durante o relacionamento com outra pessoa.

Recurso: avalie seu relacionamento. Uma paixão não indica necessariamente que algo está errado na sua relação, mas pode significar que você não está investindo tanto quanto antes.  Talvez você espere que sua paixão possa oferecer coisas que faltam em seu relacionamento atual. Se for esse o caso, tente identificar as áreas em que você se sente insatisfeito em seu relacionamento e comunique claramente suas necessidades à outra pessoa.

Motivo: sua paixão não combina com você. Talvez você tenha uma queda pelo seu chefe casado, ou pelo seu terapeuta, ou pelo irmão do seu ex (ei, acontece!). Por motivos pessoais ou profissionais, às vezes você simplesmente não pode ir em frente.

Recurso: estabeleça limites para si mesmo. Se você sabe que não pode agir de acordo com seu sentimento, lembre-se de que uma paixão é inofensiva até que você faça algo. Se precisa ver a pessoa com frequência, mantenha a conversa leve e tente não flertar. Faça o possível para manter uma distância saudável de sua paixão e console-se sabendo que isso também passará.

Motivo: sua paixão não retribui seus sentimentos. Esta dói, mas você não está sozinho. Uma pesquisa descobriu que oito em cada dez pessoas experimentaram atração não correspondida pelo menos uma vez antes de completar 20 anos.

Recurso: não leve para o lado pessoal. Depois de estabelecer que sua paixão não se sente da mesma maneira, seu primeiro passo é aceitar esse fato. Segundo? O amor não correspondido não é um reflexo do seu valor.

Se você se apaixonou por um bom amigo e não quer arriscar seu vínculo platônico, você tem opções.

Como ficar amigo de alguém que você gosta

Se sua paixão está afetando sua capacidade de se comportar normalmente com seu amigo, considere confiar nele. Confessar sua paixão pode ser estressante, mas é possível continuarem amigos depois. Você terá mais sorte neste departamento se:

-Você teve uma amizade sólida e longa antes que a paixão se desenvolvesse.
-Você e seu crush aceitam seus sentimentos e valorizam a amizade.
-Você é capaz de retomar seus padrões regulares de amizade e suavizar qualquer flerte.
-Você fica bem em ouvir sobre os interesses românticos de seu crush por outra pessoa.

Depois de compartilhar seus sentimentos e ouvir seus pensamentos, concentre-se em seguir em frente. Isso significa abandonar o assunto, manter contato e não lhe evitar de forma desajeitada nas festas.

Fonte: WebMD

Veja também:

Cármen Guaresemin

Cármen Guaresemin

Filha da PUC de SP. Há anos faz matérias sobre saúde, beleza, bem-estar e alimentação. Adora música, cinema e a natureza. Tem o blog Se Meu Pet Falasse, no qual escreve sobre animais, outra grande paixão.  @Carmen_Gua