Doutor Jairo
Leia » Sexo

Confira quais são os problemas sexuais mais comuns em homens

Falta de desejo sexual; incapacidade de obter ou manter uma ereção; orgasmos que acontecem muito lenta ou rapidamente - iStock
Falta de desejo sexual; incapacidade de obter ou manter uma ereção; orgasmos que acontecem muito lenta ou rapidamente - iStock

Redação Publicado em 30/03/2024, às 10h00

Muitos homens lutam com problemas durante o sexo. Os médicos chamam isso de disfunção sexual. Saúde, estresse, preocupações de relacionamento e outros transtornos podem levar a esses problemas. Cerca de 31% dos homens e 43% das mulheres têm algum tipo de dificuldade durante o sexo. Mas muitos tipos de problemas sexuais podem ser tratados ou melhorados. Graças à pesquisa contínua, os médicos entendem mais sobre eles do que nunca.

Problemas sexuais comuns

Você pode ter problemas em diferentes momentos durante o sexo. Os homens podem experimentar: falta de desejo sexual; incapacidade de obter ou manter uma ereção; orgasmos que acontecem muito lentamente ou muito rapidamente; incapacidade de ter orgasmos.

Outros possíveis problemas são:

-Deformidades do pênis: um tipo é a doença de Peyronie, na qual um acúmulo de colágeno ou tecido cicatricial faz com que o pênis se dobre. Ejaculação retrógrada, quando o sêmen é forçado a voltar para a bexiga em vez de sair do pênis. Isso pode acontecer em homens com lesões nervosas causadas por diabetes ou após cirurgia de bexiga ou próstata.

-Sexo e envelhecimento: algumas mudanças no desejo por sexo e desempenho sexual são comuns com a idade. Você pode precisar de mais preliminares antes do sexo ou de mais estímulo para obter e manter uma ereção. Também pode demorar mais para obter uma ereção após o orgasmo. Mas mudanças drásticas podem ser um sinal de um problema maior. Converse com seu médico se isso acontecer.

Problemas de saúde

Sua saúde geral e quaisquer condições médicas que você tenha também afetam sua vida sexual. As condições que podem afetar sua capacidade sexual ou desejo sexual incluem:
-Doença cardíaca e vascular (vasos sanguíneos)
-Diabetes
-Desequilíbrios hormonais
-Distúrbios do sistema nervoso, como esclerose múltipla e doença de Parkinson
-Obesidade
-Pressão alta
-Colesterol alto

Mudanças repentinas no seu desejo sexual ou na capacidade de fazer sexo podem ser um sinal de que você tem um problema de saúde. Informe o seu médico se os notar. Medicamentos, como os voltados para depressão e hipertensão, também podem afetar o sexo.

Se notar problemas depois de começar a tomar um novo medicamento, pergunte ao seu médico como controlar os efeitos colaterais ou se ele pode mudar sua prescrição. Fumar, beber muito álcool e outros hábitos pouco saudáveis também podem prejudicar a sua função sexual. Por outro lado, exercícios regulares, perda de peso e controle do estresse podem melhorar sua vida sexual.

Problemas Mentais e emocionais


Estresse, ansiedade, depressão e outros problemas mentais e emocionais podem ter um grande efeito na sua vida sexual. Apenas se preocupar com seu desempenho durante o sexo pode impedi-lo de desfrutar da intimidade sexual. O mesmo pode acontecer com a culpa em relação ao sexo, o medo da gravidez ou as lembranças de uma experiência sexual traumática. As preocupações com o seu relacionamento também podem levar a problemas sexuais. A raiva da(o) sua (seu) parceira(o), o tédio no relacionamento e outros problemas contínuos podem afetá-lo sexualmente.

Como tratar

Você pode ficar nervoso ou tímido ao conversar com seu médico sobre seus problemas sexuais. Mas abrir-se sobre suas preocupações é o primeiro passo para obter ajuda. Seu médico fará perguntas sobre o que está acontecendo. Eles podem fazer um exame físico e solicitar outros exames (como um de sangue) para descobrir se um problema de saúde subjacente é a causa de suas dificuldades sexuais.

Opções de tratamento

Se uma condição médica como doença cardíaca, diabetes, obesidade ou depressão estiver afetando sua vida sexual, seu médico poderá precisar abordá-la primeiro. Ele pode sugerir a mudança de hábitos pouco saudáveis, como fumar ou beber muito álcool, e incentivá-lo a praticar exercícios. Essas coisas podem melhorar sua saúde geral e também sua capacidade de fazer sexo.

Outras opções de tratamento incluem:

-Aconselhamento para ajudá-lo a controlar o estresse, a ansiedade, o medo ou a culpa, ou para lidar com a depressão ou outros problemas de saúde mental
-Medicamentos para problemas de ereção que você toma na forma de pílula
-Medicamentos para problemas de ereção que você toma como injeção
-Terapia de reposição de testosterona e outros tratamentos hormonais para desequilíbrios
-Dispositivos médicos, como os de ereção a vácuo, que ajudam a obter uma ereção
-Cirurgia de implante peniano
-Cirurgia para corrigir deformidades do pênis
-Terapia de tração peniana, na qual você usa um dispositivo no pênis para corrigir deformidades

Fonte: WebMD